Title: Avaliação Socioeconômica de Projetos de Infra (Custo-Benefício - ACB)
Authors: Thá, Daniel (conteudista, 2022).
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://www.escolavirtual.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Curso Completo
metadata.dc.description.physical: Módulo 1: Fundamentos para Intervenção, p 7-56
Módulo 2: Requisitos Informacionais, p 57-86
Módulo 3: Estimativas de Custos, Benefícios e Externalidades, p 87-136
Módulo 4: Indicadores de Viabilidade, p 137-150
Módulo 5: Análise de Risco, p 151-161
Módulo 6: Análise Distributiva e Alternativas de Implementação, p 162-169
Guia ACB, p 171
Issue Date: Dec-2022
metadata.dc.rights.holder: Enap - Escola Nacional de Administração Pública
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Estratégia e Planejamento
Abstract: O curso foi desenvolvido pela Enap, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia (SDI/ME), em 2022, com o intuito de capacitar agentes públicos para demandar e interpretar os resultados de avaliações socioeconômicas de projetos de infraestrutura com base no Guia ACB, publicado pelo ME em 2022.
Keywords: infraestrutura;  planejamento estratégico;  desenvolvimento de projetos de infraestrutura
Target: Objetivo Geral Apresentar a análise socioeconômica de projetos de investimento em infraestrutura com base no Guia ACB publicado pelo Ministério da Economia, capacitando a demandar sua avaliação e interpretar seus resultados. Objetivos Específicos Conhecer o contexto do planejamento de longo prazo e da avaliação socioeconômica de custo-benefício. Conhecer os objetivos do projeto. Conhecer a componente ambiental de projetos de infraestrutura. Conhecer os principais benefícios sociais diretos dos projetos públicos e suas formas de valoração. Conhecer os efeitos indutivos — ou de segunda ordem — produzidos e a forma a realizar seu correto tratamento e evitar erros comuns. Conhecer os tipos de custos de investimento (Capex) e os tipos de custo de operação (Opex). Conhecer a montagem do fluxo comparativo de entradas e saídas e o tratamento do valor residual dos investimentos. Identificar diferenças entre a ACB privada e a socioeconômica. Identificar o projeto de forma clara. Identificar os benefícios e impactos socioeconômicos de um projeto de infraestrutura. Identificar os custos socioeconômicos do projeto de infraestrutura. Compreender como as alternativas afetam o levantamento de informações e a comparabilidade entre ACBs, considerando informações por grupos sociais, o horizonte do projeto e a utilização de catálogos de parâmetros. Compreender a razão pela não utilização de preços de mercado, o processo de conversão de preços de mercado em preços sociais e os ajustes necessários para obter o preço social dos principais insumos. Compreender os principais conceitos e abordagens das externalidades e do uso da metodologia Disposição a Pagar na avaliação socioeconômica de projetos de investimento de interesse público. Compreender o conceito de análise de sensibilidade, tendo como base os manuais de referência, visando sua aplicação em projetos de infraestrutura. Compreender o conceito de análise probabilística e o processo de simulação de Monte Carlo aplicado a cenários e avaliação de riscos de projetos. Compreender os princípios distributivos e sua importância para incorporação na ACB. Compreender como as diferentes alternativas de implementação do projeto afetam a ACB. Interpretar e comparar os resultados da avaliação socioeconômica. Aplicar os indicadores de viabilidade relativos à análise socioeconômica e utilizar a Taxa Social de Desconto. Realizar a passagem dos fundamentos para interenção para os requisitos informacionais. Reconhecer a importância da descrição do contexto para identificar o problema. Reconhecer a importância da identificação do cenário base e dos cenários alternativos. Reconhecer aspectos fundamentais para a análise qualitativa de riscos por meio de exemplos aplicados de matriz de riscos.
Target Audience: Servidores públicos e demais profissionais envolvidos na preparação e avaliação de projetos de investimento em infraestrutura. Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.
metadata.dc.educational.context: Este curso terá o conteúdo ministrado via internet, utilizando a plataforma Moodle disponível na Escola Virtual ENAP, tanto para apresentação do conteúdo quanto para gerenciamento das atividades avaliativas. Os recursos utilizados serão: Checklist: ferramenta que permite ao participante listar seus progressos nas atividades realizadas. Glossário: ferramenta semelhante a um dicionário, que apresenta ao participante uma lista de termos e definições. Biblioteca: recurso disponível com leituras referentes aos temas do curso. Entre eles, constam: o conteúdo do curso para impressão e material complementar. Vídeos interativos – com animações e/ou instrutor: ferramenta que oferece conteúdos interativos com o intuito de propiciar uma aprendizagem mais dinâmica. Exercícios avaliativos: disponíveis em formato de questionário, ao final de cada conteúdo./li> Avaliação de satisfação do curso: estratégia de coleta de opiniões do participante, visando ao aperfeiçoamento de ações educacionais ofertadas. CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO: Para ser considerado concluinte, o participante deste curso precisa obter aproveitamento mínimo de 60% no conjunto de atividades avaliativas. [Todas as atividades do curso são obrigatórias. O cálculo do aproveitamento do aluno dar-se-á por média simples da pontuação alcançada nos questionários]
Sustainable Development Objectives (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
metadata.dc.description.additional: Curso desenvolvido no âmbito da Diretoria de Desenvolvimento Profissional - DDPRO/Enap.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7691
Appears in Collections:Escola Virtual: Estratégia e Planejamento
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.