Modelização de sistema de monitoramento e avaliação: programas PDDE Água e PDDE Campo, no âmbito do Ministério da Educação
Título: | Modelização de sistema de monitoramento e avaliação: programas PDDE Água e PDDE Campo, no âmbito do Ministério da Educação |
Autor(es): | Oliveira, Rodrigo Siqueira de |
Contribuidor: | Souza, Regina Luna Santos de (Orientadora) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Dissertação |
Extensão/Indicação de Série: | 186 Páginas |
Data: | 2023 |
Detentor dos direitos autorais: | Rodrigo Siqueira de Oliveira |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Políticas Públicas |
Resumo: | Este trabalho traz alguns elementos conceituais e metodológicos sobre a elaboração de Sistemas de Monitoramento e Avaliação (SM&A) de políticas e programas públicos, com o objetivo de levantar um conjunto de evidências e orientações teóricas suficientemente robusto para propor, em formato de Nota Técnica, um Sistema de Monitoramento e Avaliação para duas ações integradas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): o PDDE Água e Esgotamento Sanitário e o PDDE Escola do Campo, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação (Secadi/MEC). O trabalho levantou importantes pontos críticos do programa, relacionados ao público-alvo e aos processos que justificaram a elaboração de uma série de indicadores de monitoramento, além da proposição de realização imediata de uma avaliação de implementação do programa, para compreender melhor os problemas relacionados e criar soluções de melhoria. |
Palavras-chave: | Sistema de Monitoramento e Avaliação (SMA); Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); políticas públicas; educação |
Objetivo: | Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7600 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Rodrigo com ficha catalográfica_compressed.pdf | 6.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.