Title: Inteligência Artificial como instrumento de governança radical para organizações públicas
Authors: Almeida, Marcos Inácio Severo de
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Caderno
metadata.dc.description.physical: Cadernos Enap, 127
Coleção: Cátedras 2021
Issue Date: Apr-2023
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Gestão Pública
Inovação
Abstract: A inteligência artificial (IA) tem ganhado destaque na administração pública em virtude da sua capacidade de proporcionar provisão de serviços, melhora no desenho de políticas públicas e aumento da qualidade de entrega de serviços públicos, ainda que sua difusão e implementação sejam baixas, se comparada ao setor privado. Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os principais padrões bibliométricos quanto à implementação da IA na administração pública. Foi utilizado o método bibliométrico que seguiu dois eixos temáticos: IA na administração pública e automação na administração pública, tendo como instrumento de análise de dados os pacotes Bibliometrix e Biblioshiny do software estatístico R. Cada eixo temático foi construído com diversas combinações de palavras-chave, que foram utilizadas como parâmetros de busca nas bases de dados científicas Web of Science e Scopus. Após a coleta dos dados nas bases científicas, procedeu-se à depuração das referências: integração das bases de dados e remoção de ocorrências duplicadas. A base de dados finalizada reuniu 441 artigos científicos. O objetivo da pesquisa foi desenvolvido a partir de referências-chave da aplicação do método bibliométrico em subáreas da administração: descobrir padrões em dois temas emergentes na área da administração pública (IA e automação), revelar tendências das publicações, padrões de colaboração, estrutura intelectual e os constituintes da pesquisa desenvolvida em IA na administração pública. Os principais resultados da pesquisa procuram orientar pesquisadores e gestores públicos a compreender o escopo da IA na administração pública e o uso (e resultados desse uso) em diversas tecnologias de IA na área. Além disso, os resultados mostraram a tendência de crescimento de publicações sobre a temática a partir de 2015, além da concentração geográfica de publicações em determinados países. A análise temática e de tópicos também indicou amadurecimento da área no que diz respeito aos desafios da gestão da IA na administração pública e à sua própria implementação. Outros temas também apresentaram padrões de crescimento como: sustentabilidade, contextos específicos (agricultura e saúde), evolução tecnológica e aspectos gerenciais. Por fim, conclui-se que a dinâmica da estrutura intelectual das publicações em IA na administração pública é sustentada por dois grupos temáticos principais: os desafios da gestão da IA na administração pública e a própria implementação da IA na administração pública.
Keywords: inteligência artificial;  administração pública;  governança;  bibliometria
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Inclui sumário executivo.
ISSN n. 0104-7078
https://doi.org/10.21874/catedras2021.127
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7589
Appears in Collections:Cadernos ENAP
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.