Título: XI Prêmio SOF de monografias, 2º menção honrosa: Orçamento plurianual e planejamento - conflitos alocaticos, distributivos e equilíbrio fiscal
Autor(es): Mendes, Constantino Cronemberger
Souza, Thiago Silva e
Abreu, Welles Matias de
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
XI Prêmio SOF de Monografias
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 79 páginas
Data: 2022
Detentor dos direitos autorais: Constantino Cronemberger Mendes
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Resumo: Este estudo trata da ação estatal por meio da análise dos principais instrumentos governamentais de implementação de políticas públicas, tendo por objetivo descrever, historicamente, os conflitos alocativos, distributivos e estabilizadores sobre orçamento plurianual e planejamento brasileiro. São empiricamente analisados os recentes fatos sobre tais instrumentos, identificando diferenças sob sua perspectiva plurianual e apresentando evidências de que, conjuntamente, podem vir a corroborar com a busca por soluções no processo político de decisão pública. O orçamento é um instrumento econômico-político com a estrutura alocativa de recursos públicos e das despesas em setores considerados de interesse público. Já o planejamento está intimamente ligado à função distributiva do Estado, aos problemas da identificação da demanda social, da escolha pública e da priorização dos bens públicos. Assim, tanto a função alocativa do orçamento, quanto a função distributiva exercida por meio do planejamento estão integradas ou inter-relacionadas, mas são limitadas às condições fiscais e financeiras do Estado para a manutenção do equilíbrio macroeconômico. A metodologia é teórico-empírica, com ênfase qualitativa e abordagem interpretativa, sendo as evidências apresentadas com limitação temporal da última década (2011 a 2020, a qual abrange mais de dois ciclos do Plano Plurianual - PPA) e referenciadas por variáveis fiscais, monetárias e programações orçamentárias, resultando na identificação de possíveis conflitos no processo de tomada de decisão. Por fim, registra-se a relevância da pesquisa ao trazer subsídios que estimulem o necessário debate junto à sociedade sobre a capacidade plurianual do Estado de exercer suas funções em prol do equilíbrio intergeracional sustentável.
Palavras-chave: políticas públicas;  planejamento governamental;  orçamento público
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: Tema 1: Orçamento Público no Contexto de Recuperação Econômica
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6919
Aparece nas coleções:Prêmio SOF de Monografias - de 2007 a 2023
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.5. XI Prêmio SOF.pdf2º menção honrosa - XI Prêmio SOF de monografias - tema 14.97 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.