Título: Cadastro de informações sobre serviços no Portal Gov.br.
Autor(es): Flores, Marcos André Vieira (Conteudista, 2021)
Pinheiro, Valéria Maria (Conteudista, 2021)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://addiemooc38.escolavirtual.gov.br/course/view.php?id=426
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Apostila
Curso Completo
Extensão/Indicação de Série: Módulo 1: Descrevendo um serviço público de atendimento: 20 páginas
Módulo 2: Cadastrando um serviço público de atendimento, 42 páginas
Data: Jul-2021
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Governo e Transformação Digital
Resumo: O curso Cadastro de informações sobre serviços no Portal Gov.br foi desenvolvido em 2021 pela Enap, em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, integrando o Programa Desenvolvimento de Capacidades para Transformação Digital do Poder Executivo federal (capacita.gov.br) no âmbito dos órgãos e entidades da administração federal direta, autárquica e fundacional e dos órgãos e entidades estaduais, distritais e municipais participantes da Rede Nacional de Governo Digital (rede.gov.br). Nesse sentido, o curso está alinhado à competência da Enap de capacitação e desenvolvimento de servidores para a promoção da transformação digital, à missão da SGD e às diretrizes da Estratégia de Governança Digital (EGD), constituindo-se em uma eficiente solução de aprendizagem sobre o tema. Em consequência, poderá contribuir para o aumento efetivo da geração de benefícios à sociedade brasileira por meio da expansão do acesso às informações governamentais, da melhoria dos serviços públicos digitais e da ampliação da participação social. O conteúdo foi estruturado em 2 módulos, a saber: Módulo 1: Descrevendo um serviço público de atendimento. Módulo 2: Cadastrando um serviço público de atendimento. Direitos autorais: As informações e opiniões emitidas nesta publicação são de exclusiva e inteira responsabilidade do(s) autor(es), não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Palavras-chave: Portal Gov.br;  governança;  tecnologia da informação
Objetivo: O objetivo do curso é capacitar servidores públicos da área de TI quanto aos principais conceitos e modelos de governança de TI e gestão de riscos, visando a atender ao Programa de Desenvolvimento de Capacidades para Transformação Digital no Poder Executivo federal denominado capacita.gov.br. Antes de alcançar o objetivo geral, habilidades anteriores precisam ser adquiridas gradativamente. Por esse motivo, os objetivos específicos descritos abaixo também devem ser atingidos ao longo do curso! Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de: Identificar as etapas e características de um serviço público de atendimento. Cadastrar informações sobre serviços no Portal gov.br. Aplicar boas práticas de linguagem no cadastro de um serviço.
Público alvo: O curso foi desenvolvido com foco em servidores e colaboradores que editam conteúdo de serviços no Portal Gov.br. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral, estão autorizados a realizar o curso.
Contexto de aprendizagem: Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para o bom funcionamento de todos os recursos, é fundamental que o navegador utilizado esteja atualizado. Este curso é sem tutoria. Não há presença de tutor para tirar dúvidas de conteúdo e de outras ordens. Nesse sentido, o participante é responsável pelo seu aprendizado, desenvolvendo-o de maneira autônoma e automotivacional. Deve estar atento para a organização e a gestão do tempo, definindo seu ritmo de estudos.
Observações/Notas: Desenvolvimento do curso realizado no âmbito do acordo de Cooperação Técnica FUB / CDT / Laboratório Latitude e Enap.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6689
Aparece nas coleções:Escola Virtual: Governo e Transformação Digital


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.