Title: Contabilidade com Foco na Gestão do Patrimônio Público
Authors: Neves, Rodrigo Pereira (Conteudista, 2019)
Boente, Diego Rodrigues (Conteudista, 2019)
metadata.dc.contributor.other: Mota, Guilherme Teles da (Implementador, 2020)
Nunes, Jader de Sousa (desenho instrucional, 2020)
Pereira, Priscila Campos (desenho instrucional, 2020)
Santos, Carlos Eduardo dos (coordenação web, 2020)
Albin, Vanessa Mubarak (Diagramação, 2021)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://www.escolavirtual.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Curso Completo
metadata.dc.description.physical: Módulo 1: Elementos das demonstrações contábeis, 12 p.
Módulo 2: Mensuração das demonstrações contábeis, 18 p.
Módulo 3: Caixa e equivalentes de caixa, aplicações financeiras, estoques, ativo imobilizado e intangível, 19 p.
Módulo 4: Créditos a receber, 20 p.
Módulo 5: Obrigações, provisões, passivos contingentes e ativos contingentes, 13 p.
Issue Date: 2021
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Abstract: O curso Contabilidade com foco na gestão do patrimônio público foi desenvolvido em 2020 pela Enap. O curso apresentará o aspecto patrimonial da Contabilidade Aplicada ao Setor Público –CASP. Esse aspecto demonstra conceitos que estão em processo de convergência com as normas internacionais, trazendo, portanto, muitas dúvidas aos contadores e usuários de informações contábeis. Sendo assim, pretendemos apresentar de forma detalhada o tratamento contábil dos diversos itens que compõem o patrimônio público no curso.
Keywords: contabilidade;  gestão pública;  patrimônio público
Target: O objetivo do curso é apresentar conceitos básicos sobre contabilidade aplicados à gestão do patrimônio público das entidades governamentais, conforme legislação vigente. Antes de alcançar o objetivo geral, habilidades anteriores precisam ser adquiridas gradativamente. Por esse motivo, os objetivos específicos descritos abaixo também devem ser atingidos ao longo do curso! Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de: Identificar a estrutura da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) como referência para o estudo das demonstrações contábeis; Diferenciar os elementos das demonstrações contábeis; Reconhecer as diversas formas de mensuração dos elementos das demonstrações contábeis; Enunciar os conceitos necessários para realizar a mensuração de ativos; Indicar os conceitos necessários para realizar a mensuração de passivos; Identificar os principais aspectos contábeis relacionados ao caixa e equivalentes, estoques, imobilizados e intangíveis; Esquematizar os principais aspectos contábeis relacionados ao crédito a receber; Reconhecer os principais aspectos contábeis relacionados às receitas; Especificar os principais aspectos contábeis relacionados às obrigações, provisões, passivos contingentes e ativos contingentes.
Target Audience: O curso Contabilidade com foco na gestão do patrimônio público destina-se profissionais que trabalham com a gestão do patrimônio público das entidades governamentais. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral, estão autorizados a realizar o curso.
metadata.dc.description.additional: Desenvolvimento do curso realizado no âmbito do acordo de Cooperação Técnica FUB / CDT / Laboratório Latitude e Enap.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6688
Appears in Collections:Escola Virtual: Orçamento e Finanças


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.