Competências para governança de tecnologia da informação no Ministério da Economia
Título: | Competências para governança de tecnologia da informação no Ministério da Economia |
Autor(es): | Motta, Rachel Oliveira Correa da |
Contribuidor: | Flexa, Raquel Gonçalves Coimbra (Orientadora) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 49 páginas |
Data: | Jun-2021 |
Detentor dos direitos autorais: | Rachel Oliveira Correa da Motta |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Governança Inovação |
Resumo: | A Coordenação-Geral de Estratégia e Gestão de TI possui o papel de agregar informações estratégicas de todas as unidades de Tecnologia da Informação do Ministério da Economia, visando suportar a governança de TI, exercida pelo Comitê de Governança Digital. As ações de governança de TI devem não apenas contribuir para aperfeiçoar os mecanismos de priorização e harmonização das ações de inovação e governo digital, como também privilegiar resultados efetivos. Nesse sentido, o presente artigo levanta as 30 principais competências necessárias para a Gestão da Estratégia de TI – um dos processos de Governança de TI - e propõe diversas soluções de aprendizagem para o desenvolvimento da equipe. A condução do mapeamento das competências seguiu a metodologia do Ministério da Fazenda, tendo em vista sua possível utilização para mapeamento de competências no Ministério da Economia. Ao final desta pesquisa, chegou-se à conclusão de que são necessários ajustes na metodologia e na ferramenta utilizada: (1) a avaliação dos gaps deve ser realizada de acordo com as atribuições de cada membro da equipe e não por carreiras; (2) a utilização da moda para o cálculo dos gaps traz resultados mais próximos à realidade da equipe do que a utilização da média; (3) a ferramenta para o mapeamento está tecnologicamente defasada e não considera todos os insumos para o roteiro de desenvolvimento de competências; (4) o formulário de autoavaliação não deve ser a única ferramenta para mensuração dos gaps. Novos estudos devem ser realizados para avaliação da efetividade das soluções de aprendizagem para o fechamento dos gaps nessa ou em outras equipes de governança de TI. |
Palavras-chave: | governança; competências; desenvolvimento; tecnologia da informação |
Objetivo: | Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados. |
Público alvo: | Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados. |
Contexto de aprendizagem: | Carga Horária - 360 horas. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6578 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Competências para a Governança de Tecnologia da Informação no Ministério da Economia - Rachel O C Motta.pdf | Arquivo Principal | 1.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.