Title: Uma Introdução às Migrações Internacionais no Brasil Contemporâneo
Authors: Waldman, Tatiana Chang (conteudista, 2018)
metadata.dc.contributor.other: Souza, Alessandra Wernerck de (revisor, 2018)
Costa, Felipe Mateus Germano (desenhista gráfico, 2018)
Torelly, Marcelo (coordenador, 2018)
Souza, Alessandra Wernerck de (planejador educacional, 2018)
Publisher: Defensoria Pública da União
Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://www.escolavirtual.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Curso Completo
metadata.dc.description.physical: Módulo I: Introdução às Migrações Internacionais e Sensibilização para melhor atenção ao Público Migrante
Módulo II: Entendendo a Legislação Brasileira – Parte 1: Nova Lei de Migração
Módulo III: Entendendo a Legislação Brasileira - Parte 2: Legislações Conexas (Tráfico de Pessoas e Refúgio)
Módulo IV: Arquitetura da Governança Migratória no Brasil: Principais Atores Institucionais
Módulo V: As Redes Locais de Apoio e Acolhimento
Issue Date: 2018
metadata.dc.rights.holder: Defensoria Pública da União
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Ética, Cidadania e Diversidade
Política Externa e Relações Internacionais
Abstract: O curso Uma Introdução às Migrações Internacionais no Brasil Contemporâneo foi desenvolvido pela Organização Internacional para as Migrações - OIM, em parceria com a Defensoria Pública da União-DPU em 2018. Foi revisado em 2019. O curso foi desenvolvido com foco na necessidade de promover uma reflexão inicial sobre as migrações internacionais no Brasil.
Keywords: migração;  relações internacionais;  legislação;  governança
Target: Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de: Entender o conceito das migrações internacionais, identificar algumas das principais terminologias usadas no campo das migrações e se aproximar do contexto migratório vivenciado pelo Brasil; Compreender a trajetória da legislação migratória no Brasil nas últimas décadas – incluindo o momento de vigência do Estatuto do Estrangeiro, o processo de aprovação de uma nova lei e os desafios do período de transição de um antigo marco normativo para um novo – e identificar uma das principais mudanças trazidas pela nova Lei de Migração: o entendimento de que toda pessoa migrante é titular de direitos humanos; Compreender os conceitos de refúgio – identificar as principais características do instituto no Brasil, conhecendo aspectos introdutórios do processo de solicitação de refúgio no Brasil – e do tráfico de pessoas – identificar as principais características do tráfico de pessoas e das vítimas de tráfico no Brasil; Identificar os principais atores envolvidos na governança migratória e tenham contato com um conteúdo que fomente a reflexão sobre a necessidade de maior integração entre os mesmos; Compreender a importante atuação das redes locais, especialmente no que diz respeito ao acesso e exercício de direitos fundamentais por parte da população no Brasil, e conhecer e trocar informações sobre os diferentes perfis de instituições que trabalham com a questão migratória no país.
Target Audience: O curso Uma Introdução às Migrações Internacionais no Brasil Contemporâneo destina-se a servidores públicos que lidam diretamente ou indiretamente com migrantes internacionais. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder bem como cidadãos em geral estão autorizados a realizar o curso.
metadata.dc.educational.context: Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para o bom funcionamento de todos os recursos, é fundamental que o navegador utilizado esteja atualizado.
metadata.dc.description.additional: Desenvolvimento do curso realizado por meio de uma parceria entre a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Defensoria Pública da União (DPU) –financiado pelo Fundo de Desenvolvimento da OIM (IDF, na sigla em inglês).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6451
Appears in Collections:Escola Virtual: Ética e Cidadania
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.