Título: Exercício da propriedade estatal pela União: desafios à entrada do Brasil na OCDE
Autor(es): Marinho, Paulino da Silva
Contribuidor: Barcelos, Carlos Leonardo Klein (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 31 páginas
Data: Jul-2020
Detentor dos direitos autorais: Paulino da Silva Marinho
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Estratégia e Planejamento
Resumo: A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) desde 1961 atua com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico, a melhoria do padrão de vida populacional e a expansão do comércio mundial de forma multilateral. O Brasil é um parceiro-chave atuante nos grupos de estudo e debates realizados pelos Estados Membros e seu pedido de acessão foi formalizado pelo Governo brasileiro em 2017. Após amplo processo de discussão interna, a OCDE elabora normas e diretrizes promovendo as melhores práticas, dentre elas foram publicadas as Diretrizes sobre Governança Corporativa de Empresas Estatais, que incluem diretrizes para exercício das funções de proprietário pelo Estado. A melhoria das práticas de governança corporativa de empresas estatais é um desafio para o Brasil, em especial pela necessidade de aperfeiçoar seu aparelho institucional com vistas à consecução das funções inerentes ao exercício da propriedade estatal. A partir da análise da literatura atualizada e dos normativos que estabelecem as competências relativas ao exercício das funções de propriedade é possível concluir pela pulverização e sobreposição de competências em diversos órgãos da Administração Pública Federal. Revisitar o arcabouço institucional com vistas a incorporar boas práticas preconizadas pela OCDE se coloca como importante desafio ao Governo brasileiro em seu objetivo de viabilizar a acessão do Brasil à OCDE
Palavras-chave: Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);  desenvolvimento econômico;  governança
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Orçamento.
Público alvo: Especialistas e interessados em Planejamento e Orçamento.
Contexto de aprendizagem: 45 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6281
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULINO DA SILVA MARINHO.pdf1.58 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.