Título: Conflitos socioambientais e alocação de água em sistemas hídricos isolados críticos
Autor(es): Zinato, Cristiano Egnaldo
Contribuidor: Morgado, Renato (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 62 páginas
Data: Set-2020
Detentor dos direitos autorais: Cristiano Egnaldo Zinato
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Meio Ambiente
Resumo: A tentativa de resolução dos conflitos socioambientais na esfera jurídica em detrimento da negociação pode ser prejudicial à sociedade, ao ambiente e não garantir equilíbrio entre os diferentes interesses. Um exemplo negativo é o caso do reservatório Andorinha II. A metodologia para alocação de água em sistemas hídricos críticos adotada pela ANA é inspirada na experiência da COGERH/Ceará e na atuação da COMAR desde 2014 em cerca de 40 sistemas hídricos no semiárido. Tal metodologia é integrada por estudos técnicos, processo participativo de tomada de decisão, formalização dos atos regulatórios e implementação de programa para operação, monitoramento e manutenção dos sistemas. A participação dos atores e a transparência têm permitido êxitos na gestão de recursos hídricos no País. Em tempos de pandemia de COVID19 as alocações têm ocorrido por reuniões remotas e têm sido bem aceitas pelos diversos segmentos de usuários e atores envolvidos em conflitos por recursos hídricos.
Palavras-chave: conflito socioambiental;  fornecimento de água;  participação social;  sistema hídrico;  meio ambiente
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública Ambiental.
Público alvo: Interessados em Gestão Pública Ambiental.
Contexto de aprendizagem: 384 horas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.;  06. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6208
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EGPA_TCC_Cristiano Egnaldo Zinato.pdfArquivo principal849.12 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.