Título: Portal Nacional de Contratações Públicas
Autor(es): Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Contribuidor: Laboratório de Inovação em Governo, GNova
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relatório
Extensão/Indicação de Série: Relatório Produto n. 1, 67 páginas
Relatório Produto n. 2, 82 páginas
Relatório Produto n. 3, 131 páginas
Relatório Produto n. 4, 80 páginas
Relatório Produto n. 5, 28 páginas
Relatório Produto n. 6, 257 páginas
Relatório Produto n. 7, 75 páginas
Relatório Produto n. 8, 159 páginas
Relatório Produto n. 9, 25 páginas
Data: Jan-2021
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão da Informação e do Conhecimento
Gestão Pública
Governança
Infraestrutura
Inovação
Logística e Compras Públicas
Políticas Públicas
Resumo: O Gnova, Laboratório de Inovação em Governo da Enap, apoiou a Seges por meio da metodologia do design thinking para o entendimento de necessidades dos usuários e desenvolvimento da interface do novo Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) da União, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário do portal e facilitar (ampliar) o acesso pelos diferentes perfis de usuários dos demais entes da Federação.
Palavras-chave: contrato público;  inovação;  design thinking;  Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP);  experiência do usuário;  administração pública;  transparência pública;  licitação;  compras governamentais
Objetivo: Seguindo a experiência e metodologias desenvolvidas e testadas pelo Gnova, o projeto seguiu as seguintes etapas: 1. Entendimento - Entendimento inicial dos problemas que o Portal ajudará a resolver na visão dos especialistas em compras. 2. Teste da Pesquisa de Campo: Preparação da pesquisa de campo, teste e melhoria do roteiro de entrevista e outras ferramentas de observação. Observação: Realização de pesquisa documental e pesquisa de campo. 3. Definição do Problema: mapeamento de problemas para ideação e prototipagem. 4. Levantamento de material para inspiração: pesquisa prospectiva que realizou extenso levantamento de iniciativas nacionais e internacionais de portais de compras públicas e outras inspirações para subsídio à etapa de Ideação. 5. Ideação e Prototipagem: proposição e desenho de soluções com base nos insumos gerados nas etapas anteriores. 6. Teste e Iteração: desenvolvimento e aplicação do teste dos protótipos desenvolvidos em usuários reais do portal. A partir do teste, foram aprimorados os protótipos de baixa fidelidade. 7. Desenvolvimento: etapa de desenho de telas de plataforma digital. 8. Avaliação e Apresentação: Avaliação dos Resultados, mapeamento de lições aprendidas, balanço dos resultados da implementação do projeto e identificação dos próximos passos. Ajustes finais a partir da validação da SEGES.
Público alvo: Servidores públicos em geral
Contexto de aprendizagem: Design Thinking
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis.;  09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6040
Aparece nas coleções:Projetos de Inovação do GNOVA


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