Portal Nacional de Contratações Públicas

Editor

Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

Fonte

País

País::BR:Brasil

Tipo

Relatório

Descrição física

Relatório Produto n. 1, 67 páginasRelatório Produto n. 2, 82 páginasRelatório Produto n. 3, 131 páginasRelatório Produto n. 4, 80 páginasRelatório Produto n. 5, 28 páginasRelatório Produto n. 6, 257 páginasRelatório Produto n. 7, 75 páginasRelatório Produto n. 8, 159 páginasRelatório Produto n. 9, 25 páginas

Detentor dos direitos

Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

Resumo

O Gnova, Laboratório de Inovação em Governo da Enap, apoiou a Seges por meio da metodologia do design thinking para o entendimento de necessidades dos usuários e desenvolvimento da interface do novo Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) da União, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário do portal e facilitar (ampliar) o acesso pelos diferentes perfis de usuários dos demais entes da Federação.

Descrição educacional

Seguindo a experiência e metodologias desenvolvidas e testadas pelo Gnova, o projeto seguiu as seguintes etapas: 1. Entendimento - Entendimento inicial dos problemas que o Portal ajudará a resolver na visão dos especialistas em compras. 2. Teste da Pesquisa de Campo: Preparação da pesquisa de campo, teste e melhoria do roteiro de entrevista e outras ferramentas de observação. Observação: Realização de pesquisa documental e pesquisa de campo. 3. Definição do Problema: mapeamento de problemas para ideação e prototipagem. 4. Levantamento de material para inspiração: pesquisa prospectiva que realizou extenso levantamento de iniciativas nacionais e internacionais de portais de compras públicas e outras inspirações para subsídio à etapa de Ideação. 5. Ideação e Prototipagem: proposição e desenho de soluções com base nos insumos gerados nas etapas anteriores. 6. Teste e Iteração: desenvolvimento e aplicação do teste dos protótipos desenvolvidos em usuários reais do portal. A partir do teste, foram aprimorados os protótipos de baixa fidelidade. 7. Desenvolvimento: etapa de desenho de telas de plataforma digital. 8. Avaliação e Apresentação: Avaliação dos Resultados, mapeamento de lições aprendidas, balanço dos resultados da implementação do projeto e identificação dos próximos passos. Ajustes finais a partir da validação da SEGES.

Contexto educacional

Design Thinking

Descrição adicional

Licença

Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Ver o registro completo