Título: Kit Detran
Autor(es): Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=37&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 5 p.
Data: Mar-2000
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: Ser atendido no DETRAN de Minas Gerais era uma verdadeira operação de guerra. A complexidade de tarefas, a descentralização dos serviços, o mau atendimento, o despreparo era um grande problema. A população era mal atendida, gastavam-se horas nas filas. Com a entrada em vigor do novo Código de Trânsito Brasileiro, a demanda pelos serviços e os problemas aumentariam, caso não se tomasse alguma medida para melhorar o atendimento ao público usuário, dentro da filosofia de "comodidade ao cidadão". A ECT/MG se posicionou como agente facilitador para o DETRAN, através da sua vasta rede de Agências , simplificando e agilizando o atendimento e as relações entre os cidadãos motoristas e o DETRAN , através do KIT DETRAN, que é oferecido em duas modalidades: KIT JARI, destinado ao cidadão que desejar entrar com recurso de multa junto à Junta Administrativa de Recursos de Infrações/DETRAN e KIT COMUNICAÇÕES, destinado ao cidadão que desejar efetuar atualização de dados do condutor (CNH), efetuar atualização do cadastro de veículo (CRLV) residência do proprietário, comunicar o real infrator de multa e comunicar a transferência de veículo
Palavras-chave: Detran;  Correios;  Kit Detran;  Modernização;  Atendimento ao Cidadão
Objetivo: São os objetivos da iniciativa: possibilita maior controle da frota de veículos e de seus condutores; facilita a comunicação entre o DETRAN, proprietários de veículos e condutores, reduzindo a ação de intermediários (despachantes); permite que maior número de pessoas tenha fácil acesso na aquisição do material e informações detalhadas quanto ao procedimento de preenchimento; ampla rede de Agências para postagem dos KITs; a remessa dos KITs tem tratamento prioritário na entrega e controle na tramitação
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 4º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Elmer Martins Ribeiro e Mauro Eustáquio Inácio
Ações premiadas no 4º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão – 2000
Áreas temáticas: Atendimento ao cidadão; atendimento ao consumidor; atendimento ao usuário; estabelecimento de padrões de atendimento de serviços; estabelecimento de padrões de atendimento e serviços
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/603
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
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