Título: Avaliação de desempenho de docentes em estágio probatório: análise do modelo vigente no Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Evaluación del desempeño del profesor en etapa probatoria: análisis del modelo actual en una institución federal de educación superior
Evaluation of performance of teachers on a probation stage: analysis of the current model in a federal institution of higher education
Autor(es): Sousa, Rafaella Braga de
Barbosa, Milka Alves Correia
Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo
Lorêto, Myrna Suely Silva
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/issue/view/274
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 71, n. 4 p. 921-953
Data: Dez-2020
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Gestão Pública
Resumo: Esta pesquisa investigou a contribuição do sistema de avaliação especial de desempenho docente adotado pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano para o desenvolvimento profissional dos seus professores e das práticas e políticas de gestão de pessoas da instituição. Os dados demonstraram que o sistema se encontra obsoleto e não atende a diretrizes teóricas e metodológicas para a sua efetividade. A análise revelou que não existe alinhamento entre as atividades do plano de capacitação anual e os resultados das avaliações, e que inexistem práticas que incentivem a utilização de políticas relacionadas ao feedback da avaliação, demonstrando que ela possui pouco ou nenhum reflexo em outras práticas de gestão de pessoas. Sem o intuito de esgotar as reflexões relacionadas ao tema, este trabalho revalida a importância das pessoas que compõem o corpo funcional das Ifes, evidenciando a necessidade da promoção de seu desenvolvimento profissional e do papel da área de gestão neste processo.
Esta investigación analizó la contribución del sistema especial de evaluación del desempeño docente adoptado por el Instituto Federal de Sertão Pernambucano para el desarrollo profesional de sus docentes y las prácticas y políticas de gestión de personas de la institución. Los datos demostraron que el sistema es obsoleto y no cumple con las pautas teóricas y metodológicas para su efectividad. El análisis reveló que no hay una alineación entre las actividades del plan de capacitación anual y los resultados de las evaluaciones, y que no hay prácticas que fomenten el uso de políticas relacionadas con la retroalimentación de la evaluación, lo que demuestra que tiene poca o ninguna reflexión sobre otras prácticas de gestión de personas. Sin pretender agotar las reflexiones relacionadas con el tema, este trabajo revalida la importancia de las personas que integran el personal del IFES, destacando la necesidad de promover su desarrollo profesional y el papel del área de gestión en este proceso.
This research sought to investigate the contribution of the system of special teaching evaluation performance adopted by the Federal Institute of Sertão Pernambucano for the professional development of its professors and its People Management practices and policies. The data demonstrated that the system is obsolete and does not meet the theoretical and methodological guidelines for its effectiveness. The data revealed that there is no alignment between the activities of the annual training plan and the results of evaluations, and that there are no practices that encourage the use of policies related to evaluation feedback, demonstrating that it has little or no reflection in other practices of People Management. Without the intention of exhausting the reflections related to the theme, this work revalidates the importance of the workers who is part of the functional body from the Federal Institutions of Higher Education, evidencing the need to promote their professional development and the role of the management area in this process.
Palavras-chave: administração pública estadual;  gestão de pessoas;  avaliação de desempenho;  estágio probatório
Objetivo: Esta pesquisa investigou a contribuição do sistema de avaliação especial de desempenho docente adotado pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano para o desenvolvimento profissional dos seus professores e das práticas e políticas de gestão de pessoas da instituição.
Público alvo: Servidores, Especialistas e demais interessados
Contexto de aprendizagem: Os dados demonstraram que o sistema se encontra obsoleto e não atende a diretrizes teóricas e metodológicas para a sua efetividade. A análise revelou que não existe alinhamento entre as atividades do plano de capacitação anual e os resultados das avaliações, e que inexistem práticas que incentivem a utilização de políticas relacionadas ao feedback da avaliação, demonstrando que ela possui pouco ou nenhum reflexo em outras práticas de gestão de pessoas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: ISSN Eletrônico: 2357-8017
ISSN Impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6035
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
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