Logística de distribuição e entrega dos objetos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Título: | Logística de distribuição e entrega dos objetos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) |
Autor(es): | Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Departamento de Vendas no Atacado |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Endereço Eletrônico: | http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=104&Itemid=32 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Relato de Experiência |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 5 p. |
Data: | Mar-2003 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc). |
Classificação Temática: | Inovação |
Resumo: | O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, utiliza, desde 1994, os serviços da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, para levar às escolas públicas mais de uma centena de milhões de livros didáticos. Vários eram os problemas a serem resolvidos. Antes de a ECT assumir os serviços, somente 25% dos livros eram entregues antes do início do ano letivo e o restante entregue durante ano, prejudicando de uma sobre maneira, não só alunos e professores, mas todo o planejamento de ensino. A ausência de um controle efetivo da entrega dos livros, aliado ao endereçamento incorreto, gerava um de alto índice de reclamação quanto ao não recebimento dos objetos. Com as ações descritas nesse relato, foi possível aumentar o número de crianças/adolescentes estudantes de escolas públicas, com cobertura de todos os municípios brasileiros, os quais são na realidade os grandes clientes de todo o processo. Certamente que o sucesso da operação envolve a FNDE e a ECT, sendo que nesta última é imprescindível a perfeita sintonia entre todas as áreas |
Palavras-chave: | Atendimento ao cidadão; Padronização de serviços; Controle e monitoramento; Programa Nacional do Livro Didático |
Objetivo: | São objetivos da iniciativa: entregar 100% dos livros até o início do ano letivo; minimizar os custos altos com a mixagem dos livros, armazenagem e transbordo da carga; efetuar controle efetivo, desde o recebimento até a entrega dos livros; eliminar as perdas de livros por danificação em função da inadequação das embalagens, transporte e forma de armazenamento; tornar irrelevante o índice de reclamação do cliente por falta de recebimento do produto, fator este causado também pelo endereçamento incorreto; atuar como único responsável em toda a logística da operação |
Público alvo: | Servidores públicos |
Observações/Notas: | Iniciativa premiada no 7º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Mário Pereira de Santana Áreas temáticas: estabelecimento de padrões de atendimento e serviços; atendimento ao cidadão Ações premiadas no 7º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão - 2002 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/553 |
Aparece nas coleções: | Concurso Inovação: de 2001 a 2005 (6ª a 10ª edição) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
064_02.pdf | 93.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.