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Título: Logística de distribuição e entrega dos objetos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Autor(es): Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Departamento de Vendas no Atacado
Resumo: O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, utiliza, desde 1994, os serviços da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, para levar às escolas públicas mais de uma centena de milhões de livros didáticos. Vários eram os problemas a serem resolvidos. Antes de a ECT assumir os serviços, somente 25% dos livros eram entregues antes do início do ano letivo e o restante entregue durante ano, prejudicando de uma sobre maneira, não só alunos e professores, mas todo o planejamento de ensino. A ausência de um controle efetivo da entrega dos livros, aliado ao endereçamento incorreto, gerava um de alto índice de reclamação quanto ao não recebimento dos objetos. Com as ações descritas nesse relato, foi possível aumentar o número de crianças/adolescentes estudantes de escolas públicas, com cobertura de todos os municípios brasileiros, os quais são na realidade os grandes clientes de todo o processo. Certamente que o sucesso da operação envolve a FNDE e a ECT, sendo que nesta última é imprescindível a perfeita sintonia entre todas as áreas
Palavras-chave: Atendimento ao cidadão;  Padronização de serviços;  Controle e monitoramento;  Programa Nacional do Livro Didático
Objetivo: São objetivos da iniciativa: entregar 100% dos livros até o início do ano letivo; minimizar os custos altos com a mixagem dos livros, armazenagem e transbordo da carga; efetuar controle efetivo, desde o recebimento até a entrega dos livros; eliminar as perdas de livros por danificação em função da inadequação das embalagens, transporte e forma de armazenamento; tornar irrelevante o índice de reclamação do cliente por falta de recebimento do produto, fator este causado também pelo endereçamento incorreto; atuar como único responsável em toda a logística da operação
Público alvo: Servidores públicos
Data: Mar-2003
Data de início: 1994-01
Data de finalização: 2002-07
Descrição física: Número de páginas: 5 p.
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 7º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Mário Pereira de Santana

Áreas temáticas: estabelecimento de padrões de atendimento e serviços; atendimento ao cidadão

Ações premiadas no 7º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão - 2002
Tipo: Relato de Experiência
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
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Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2001 a 2005 (6ª a 10ª edição)

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