Título: Pós-Graduação de servidores públicos: percepções de egressos sobre os efeitos de uma especialização
Graduate civil servants: perception of graduates on the practical effects of specialization.
Posgrado de empleados públicos: percepciones de graduados sobre los efectos prácticos de una especialización
Autor(es): Barros, Simone Guimarães Guerra Gama
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/1501
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 70, ed. especial, p. 132-159
Data: Dez-2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Desenvolvimento Pessoal
Gestão Pública
Resumo: Este artigo pretende verificar os efeitos do curso de especialização em Gestão Pública Municipal que integra o Sistema Universidade Aberta do Brasil. À luz das percepções dos egressos, buscou-se identificar as implicações efetivas do curso na vida pessoal, profissional e acadêmica dos participantes. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva e quantitativa, utilizando-se a técnica survey. A relevância do tema reside em avaliar a importância da capacitação em nível de pós-graduação de servidores públicos, que formam o aparelho burocrático estatal descrito por Max Weber. Em razão de burocracias estatais fortes e desenvolvidas contribuírem para o desenvolvimento dos países e de o novo modelo federalista brasileiro impor aos municípios novos desafios em termos de gestão e implementação de políticas públicas, a temática de capacitação de servidores públicos municipais se torna central para o Estado. Os resultados da pesquisa demonstraram que o curso teve desdobramentos relevantes na melhoria do desempenho profissional dos egressos que participaram do estudo.
This article aims to verify effects of the specialization course in Public City Management as a part of the Open University of Brazil. Observing alumni’s perspectives, this paper sought to identify the positive effects the course brought to the participants’ personal, professional and academic lives. Developing a descriptive and quantitative research, the technique used was the survey. The relevance lies in evaluating the importance of graduate-level training of civil servants, who form the state bureaucracy described by Max Weber. Considering that strong and developed state bureaucracies contribute to the development of countries and that the Brazilian federalist model imposes on municipalities, the issue of training municipal public servants becomes central to the State. The research results showed that the course had relevant developments in improving the professional performance of the alumnis who participated in the study.
Este artículo pretende verificar los efectos del curso de especialización en Gestión Pública Municipal que integra la Universidad Abierta de Brasil. Sobre la base de las percepciones de los graduados, esta investigación ha tratado de identificar los efectos positivos que el curso tuvo en la vida personal, profesional y académica de los participantes. Fue desarrollada una investigación descriptiva y cuantitativa, y la técnica utilizada fue el “survey”. La relevancia de la temática consiste en evaluar la importancia de la formación de posgrado de empleados públicos, que forman el aparato burocrático estatal descrito por Max Weber. Al considerar que burocracias estatales fuertes y desarrolladas contribuyen al desarrollo de los países y que el modelo federalista brasileño impone a los municipios nuevos desafíos para la gestión e implementación de políticas públicas, la temática de capacitación de empleados públicos municipales se hace central para el Estado. Los resultados de la investigación demostraron que el curso tuvo desdoblamientos relevantes en la mejoría del desempeño profesional de los egresos que participaron del estudio.
Palavras-chave: burocracia;  pós-graduação;  percepção de egressos;  administração pública;  servidor público
Objetivo: Os objetivos da pesquisa são: a) verificar se os egressos percebem que o curso que fizeram contribuiu de forma inequívoca para sua qualificação técnica, repercutindo positivamente na qualificação dos quadros técnicos dos órgãos públicos municipais; b) observar se os egressos se sentem mais bem preparados para desempenhar suas funções como servidores públicos; c) verificar se os egressos notam que outros profissionais percebem e valorizam o conhecimento que foi obtido por eles no curso; d) verificar se houve crescimento profissional e crescimento acadêmico efetivo após a conclusão do curso; e) verificar se os egressos que são servidores públicos possuem incentivos relacionados aos seus planos de carreira para participarem de capacitações; f) fornecer subsídios, por meio de informações fornecidas pelos egressos, para os gestores do programa e para os acadêmicos envolvidos na concepção e implementação do curso.
Público alvo: Servidores, Especialistas e demais interessados
Contexto de aprendizagem: O processo investigativo científico deste estudo utilizou como base a abordagem quantitativa, pois foi construída uma base de dados com as respostas dos egressos através de survey (técnica). Por meio de uma amostra, obtiveram-se dados que representam a situação profissional do egresso após finalizar o curso. A partir desses dados foram feitas análises das dinâmicas relacionadas às variáveis estudadas, buscando aprofundar as questões tratadas e oferecer interpretações para os resultados obtidos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.;  16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: Número Especial: Três Décadas de Enap e de Escolas de Governo
ISSN Eletrônico: 2357-8017
ISSN Impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5442
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020


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