Título: Mudança de paradigma na prestação de serviços pela Receita Federal do Brasil
Autor(es): Brasil. Ministério da Fazenda (MF). Receita Federal do Brasil. Coordenação-Geral de Tecnologia e Segurança da Informação (COTEC)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=106&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 6 p.
Data: Mar-2006
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: A Receita Federal do Brasil (RFB) instituiu o Serviço Interativo de Atendimento Virtual, com o objetivo de propiciar atendimento aos contribuintes de forma interativa, por intermédio da internet, com o uso de certificados digitais. Esse serviço preconiza a disponibilização de opções de atendimento, que, em virtude do sigilo fiscal, eram disponibilizados somente nas unidades da RFB, o que obrigava o comparecimento dos contribuintes a elas. A implantação dessas opções de atendimento vem promovendo a melhoria da segurança e da qualidade dos serviços prestados aos contribuintes, aumentando a comodidade de acesso e a rapidez na resolução de problemas, reduzindo as filas existentes em diversas unidades da RFB, reduzindo os custos na prestação de serviços e no uso deles, além de possibilitar melhor alocação de mão-de-obra
Palavras-chave: Atendimento ao cidadão;  Serviço Interativo de Atendimento Virtual;  Certificados digitais;  Internet;  Sigilo fiscal;  Universalização;  Redução de custos;  Segurança
Objetivo: A iniciativa tem por objetivo propiciar o atendimento aos contribuintes de forma interativa, por intermédio da internet
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 10º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Ariosto Rodrigues de Souza Junior, Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil. Ações premiadas no 10º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2005. Áreas temáticas: Atendimento ao cidadão; atendimento ao consumidor; atendimento ao usuário; estabelecimento de padrões de atendimento de serviços; estabelecimento de padrões de atendimento e serviços
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/541
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2001 a 2005 (6ª a 10ª edição)
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