Título: Registro eletrônico do atendimento ambulatorial: mais um passo na consolidação do prontuário eletrônico do paciente no Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Autor(es): Brasil. Ministério da Educação (MEC). Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=search_result&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 6 p.
Data: Mar-2006
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: O Hospital de Clínicas de Porto Alegre, como hospital universitário, tem a missão de oferecer serviços assistenciais à comunidade, ser área de ensino para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e promover a realização de pesquisas. Até 2004, todo o registro do atendimento ambulatorial vinha sendo realizado manualmente, ao contrário dos registros do atendimento de internação, que, na sua quase totalidade, já estavam informatizados no Prontuário On-Line. Em decorrência, registros incompletos, não padronizados e, muitas vezes, ilegíveis eram freqüentes. A informatização do ambulatório foi um projeto com nível de criticidade altíssimo, exigindo reformulação completa da infra-estrutura existente e gerenciamento adequado dos riscos envolvidos. O sistema é hoje utilizado em 145 consultórios, por 188 equipes de saúde, que atendem a uma média diária de 2 mil consultas, de modo que o sistema tem proporcionado melhoria na qualidade e completude da informação
Palavras-chave: Atendimento ambulatorial;  Prontuário eletrônico;  Prontuário On-Line;  Processos de trabalho;  Melhoria contínua
Objetivo: A iniciativa tem por objetivo a qualificação, padronização e disponibilização do acesso aos registros dos atendimentos ambulatoriais por meio da informatização. Buscou-se também obter informação fidedigna para a produção de indicadores assistenciais e de gestão
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 10º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Sérgio Carlos Eduardo Pinto Machado, Presidente. Ações premiadas no 10º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2005: Áreas temáticas: Melhoria dos processos de trabalho; implementação de melhoria contínua; simplificação e agilização de procedimentos
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/536
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2001 a 2005 (6ª a 10ª edição)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Registro eletrônico do atendimento ambulatorial.pdf106.23 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.