Título: Gestão dos escritórios brasileiros de turismo no exterior
Autor(es): Brasil. Ministério do Turismo (MTur). Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=1&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 8 p.
Data: Mar-2007
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: A experiência vivida pela Embratur, desde 2003, demonstra a aplicação de conceitos inovadores nos modelos, de gestão pública do turismo, experimentados pelo Brasil ao logo de sua história. Será destacada a experiência da implantação, gestão e estratégia de atuação dos Escritórios Brasileiros de Turismo no Exterior, EBTs, que se consolidaram como unidades avançadas de promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, produtos e serviços turísticos brasileiros no mercado internacional. Essa gestão possui reconhecida competência na sistematização de informações estratégicas obtidas a partir da atuação dos EBTs e da disponibilização das mesmas para outras coordenações e parceiros estratégicos para promoção do Brasil. O relato apresenta a experiência desenvolvida, a fim de implantar estratégias para alcançar as metas estabelecidas pelo Governo Federal, por meio do Plano Nacional de Turismo, lançado e coordenado pelo Ministério do Turismo em abril de 2003. Dentre essas, o papel dos EBTs consolida-se como fundamental para atingir as metas de número de turistas estrangeiros que visitam o Brasil, volume de entrada de divisas e geração de emprego e distribuição de renda para o país
Palavras-chave: Turismo;  Escritórios brasileiros de turismo;  Promoção comercial;  Arranjos institucionais
Objetivo: A iniciativa tem por objetivo apresentar o Brasil como destino turístico aos profissionais de turismo que decidem as vendas em seus países
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 11º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Ronnie Reus Schroeder. Ações premiadas no 11º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2006. Área temática: Arranjos institucionais para coordenação e/ou implementação de políticas públicas; arranjos institucionais e articulação de parcerias; articulação de parcerias; articulação de parcerias e gestão participativa; sociedade e cidadania
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/534
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2006 a 2010 (11ª a 15ª edição)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão dos escritórios brasileiros de turismo.pdf135.15 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.