Título: Visando o amanhã: planejamento e implementação do programa de preparação para aposentadoria da Anvisa
Autor(es): Silva, Glauciane da
Contribuidor: Seidl, Juliana (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 30 páginas
Data: Abr-2020
Detentor dos direitos autorais: Glauciane da Silva
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: Trata-se de um estudo realizado para fins de implementação de um programa contínuo de preparação para aposentadoria (PPA) na ANVISA bem como da inserção deste na política de Gestão de Pessoas. A fim de subsidiar nosso estudo, foi realizada uma ampla pesquisa a qual foi elaborada com questões abertas e fechadas, aplicada a todos os servidores com vistas a analisar o perfil destes bem como suas necessidades e interesse em relação ao PPA, cujos resultados serão apresentados neste artigo. Além disso, foi feita análise de outros programas já implementados bem como das nuances que envolvem este tipo de programa, de forma a respaldar nosso estudo e garantir o sucesso na implementação deste na Anvisa. Será apresentado neste artigo, sugestões de temas a serem tratados no PPA. Espera-se que com este programa, seja dada maior atenção aos anseios e expectativas dos servidores por parte da Anvisa, bem como que estes se sintam valorizados e preparados para este momento de transformação de suas vidas e que as incertezas sejam reduzidas ou eliminadas. Além disso, espera-se que a Anvisa adote estratégias para retenção destes talentos, quando o servidor ainda não se sentir preparado para este momento, bem como, dos conhecimentos destes, no caso de o servidor já se sentir preparado para se aposentar, de forma a garantir a continuidade dos serviços prestados com a mesma qualidade ao longo do tempo e de valorizar os conhecimentos já existentes.
Palavras-chave: aposentadoria;  programa social;  administração pública;  implementação;  gestão de pessoas
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública.
Contexto de aprendizagem: 378 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5170
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Glauciane da Silva.pdfartigo principal438.87 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.