Título: Ágio e empresa veículo no planejamento tributário: um estudo de decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais
Autor(es): Ferraz, Pedro Valladão
Contribuidor: Lopes, Rodrigo Moreira (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 65 páginas
Data: Dez-2019
Detentor dos direitos autorais: Pedro Valladão Ferraz
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Economia
Resumo: O planejamento tributário é um conjunto de práticas adotadas pelos contribuintes com o fito de obter economia tributária. Conquanto seja pacífico o entendimento de que o contribuinte tem o direito de se planejar para pagar menos tributos, tal direito não é absoluto e deve observar limites. Questões bastante controversas, entretanto, são as que envolvem os limites do planejamento tributário. Como nem o próprio ordenamento jurídico brasileiro nem a doutrina pátria apresentam respostas definitivas para a questão, os limites do planejamento tributário somente ganham contornos mais bem definidos à medida que os tribunais se manifestam em relação a eles por meio da análise de casos concretos e da interpretação de normas jurídicas e de fatos jurídicos, gerando uma jurisprudência consistente e sólida. Um tipo específico de operação que é praticada por empresas com o fito de obter economia tributária envolve a dedução de ágio contabilmente registrado da base de cálculo do IRPJ e da CSLL e a utilização das chamadas empresas veículo em reorganizações societárias. Para que seja averiguada a validade ou invalidade desse tipo específico de planejamento tributário, recorreu-se à jurisprudência do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – Carf, órgão que decide em última instância, na esfera administrativa federal, sobre questões relativas a tributos federais. Foi estudada uma amostra de 45 acórdãos exarados no ano de 2018 – amostra que representa todos os acórdãos encontrados que tratam do tema e que se reputa ser coincidente com o respectivo conjunto universo. Verificou-se, de forma empírica, quais características o Conselho considera relevantes para decidir sobre a matéria, e a observação dos dados permite concluir que o entendimento desse importante tribunal administrativo, ainda que não seja unânime, está consolidado no sentido de que o planejamento tributário envolvendo ágio e o uso de empresa veículo em reorganizações societárias é inválido no ordenamento jurídico brasileiro.
Palavras-chave: direito tributário;  planejamento;  tributação;  ágio;  economia;  Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – Carf
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Direito Tributário.
Público alvo: Especialistas e interessados em direito tributário.
Contexto de aprendizagem: 368 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5078
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro Valladão Ferraz.pdfartigo principal2 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.