Título: Categoria Graduando 1º Lugar: Investindo fundos de capital institucional em florestas através das timos:conceituação, descriçãodo processo e cenário das timos no Brasil
Autor(es): Viana, Camila Maciel
Editor: IV Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 40 páginas
Data: 2016
Detentor dos direitos autorais: Camila Maciel Viana
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Resumo: TIMO, então, é um grupo de gestão que auxilia investidores institucionais na gestão de seus investimentos em ativos florestais. As principais responsabilidades das TIMOs são as de encontrar, analisar e adquirir propriedades, administrando as mesmas, a fim de obter retornos adequados e atrativos para os investidores. Comprovadamente investir em florestas possui inúmeros benefícios econômicos, ambientais e sociais. O surgimento da possibilidade de se investir através das TIMOs torna a prática ainda mais vantajosa, uma vez que esta classe de gestores de ativos florestais é altamente especializada. Os resultados do IAIF do Brasil nos últimos anos demonstram claramente que o país é o primeiro em que os investidores pretendem instalar seus negócios dentre os países do Caribe e da América Latina. Resta agora que o setor florestal se organize cada vez mais, que as premissas do Plano Nacional de Desenvolvimento para Florestas Plantadas passem a vigorar e que as TIMOs sejam favorecidas neste processo que poderá trazer grandes benefícios para o setor florestal e seus atores, para os investidores e os gestores de ativos florestais conforme explicitado neste estudo.
Palavras-chave: economia florestal;  mercado florestal;  recursos florestais;  investimento;  desenvolvimento sustentável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.;  15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Observações/Notas: Categoria Graduando - Tema: Tendências de Médio e Longo Prazo para o Setor de Florestas Plantadas
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4812
Aparece nas coleções:Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IV_premioSFB_1 lugar_graduando_Camila Maciel Viana (1).pdf1.14 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.