Title: Categoria Graduando 1º Lugar: Investindo fundos de capital institucional em florestas através das timos:conceituação, descriçãodo processo e cenário das timos no Brasil
Authors: Viana, Camila Maciel
Publisher: IV Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 40 páginas
Issue Date: 2016
metadata.dc.rights.holder: Camila Maciel Viana
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Abstract: TIMO, então, é um grupo de gestão que auxilia investidores institucionais na gestão de seus investimentos em ativos florestais. As principais responsabilidades das TIMOs são as de encontrar, analisar e adquirir propriedades, administrando as mesmas, a fim de obter retornos adequados e atrativos para os investidores. Comprovadamente investir em florestas possui inúmeros benefícios econômicos, ambientais e sociais. O surgimento da possibilidade de se investir através das TIMOs torna a prática ainda mais vantajosa, uma vez que esta classe de gestores de ativos florestais é altamente especializada. Os resultados do IAIF do Brasil nos últimos anos demonstram claramente que o país é o primeiro em que os investidores pretendem instalar seus negócios dentre os países do Caribe e da América Latina. Resta agora que o setor florestal se organize cada vez mais, que as premissas do Plano Nacional de Desenvolvimento para Florestas Plantadas passem a vigorar e que as TIMOs sejam favorecidas neste processo que poderá trazer grandes benefícios para o setor florestal e seus atores, para os investidores e os gestores de ativos florestais conforme explicitado neste estudo.
Keywords: economia florestal;  mercado florestal;  recursos florestais;  investimento;  desenvolvimento sustentável
Sustainable Development Objectives (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.;  15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
metadata.dc.description.additional: Categoria Graduando - Tema: Tendências de Médio e Longo Prazo para o Setor de Florestas Plantadas
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4812
Appears in Collections:Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.