Title: Desenvolvimento econômico de São Tomé e Príncipe: uma análise pela perspectiva da nova economia institucional
Authors: Neves, Temóteo
metadata.dc.contributor.other: Silva, Mauro Santos (Orientador)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 70 páginas
Issue Date: 2018
metadata.dc.rights.holder: Temóteo Neves
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Abstract: Esta pesquisa debruça sobre o desenvolvimento econômico de São Tome e Príncipe, pela perspectiva da nova teoria institucional de desenvolvimento, tendo em vista as regularidades relacionadas as pequenas economias insulares. A teoria institucional em uso, é centrada nos textos clássicos, Douglas C. North (1990 e 1998) e Acemoglu e Robinson (2012). Para responder a ideia central da pesquisa – qual a relação das instituições de São Tomé e Príncipe e o seu desenvolvimento – descreve-se o percurso histórico de São Tomé e Príncipe, identificando em momentos históricos elementos que a caracteriza como inclusive ou extrativista as suas instituições, em seguida uma análise dos indicadores de desenvolvimento e a trajetória institucional (modelo de colonização), incluindo os países insulares com população entre 100 mil a 600 mil, e as considerações finais. As descobertas, fornecem evidências compatíveis com as teses de Acemoglu e Robinson (2012), sobre a natureza das instituições e o desenvolvimento econômico. Embora as especificações relacionadas as economias insulares – mercado interno reduzido, dimensão territorial, dificuldade de acesso ao mercado externo – sejam fatores relevantes na definição das suas estratégias produtivas e comerciais não constituem fatores impeditivos de alcance de melhores índice de desenvolvimento econômico.
Keywords: desenvolvimento econômico;  arranjos institucionais;  economia;  política;  teoria econômica;  São Tomé e Príncipe
metadata.dc.educational.context: Dissertação apresentado ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4346
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Temóteo Versão.pdf1.5 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.