Curso Intermediário de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Title: | Curso Intermediário de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS |
Authors: | Vale, Luciana Marques |
Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Apostila Apresentação/Slides Vídeo/Animação/Vídeoaula |
metadata.dc.description.physical: | Apostila com 62 páginas |
Issue Date: | 2019 |
metadata.dc.rights.holder: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Gestão de Pessoas Metodologias de Aprendizagem |
Abstract: | Curso com os principais tópicos: Conhecendo a comunidade e cultura do Surdo; Postura; Conhecendo a estrutura gramatical; Noções básicas de morfossintaxe; Noções básicas de variação; Aspectos fonológicos, morfológicos, semântico e sintáticos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Prática de conversação em LS; Parâmetros de forma contextualizada; Fundamentos básicos da tradução e interpretação; Tradução e interpretação de frases em LIBRAS; Interpretação da música; Uso e tipologia Classificadores em LS (Descritivos Imagéticos – DI); Gramática de LIBRAS II; Diálogos II; Formação dos adjetivos, substantivos, advérbios, tipos de pronomes, tipos de verbos, intensificador e advérbios de modo; Tipo de pronomes; Tipos de frases; Contextualizando a LIBRAS; Vocabulário; Filme sobre a diversidade cultural surda. |
Keywords: | gestão de pessoas; comunicação; acessibilidade; inclusão; diversidade; educação |
Target: | Ao final do curso o participante será capaz de: - Reconhecer aspectos fonológicos, morfológicos, semânticos e sintáticos da LIBRAS e noções básicas de morfossintaxe; - Utilizar o vocabulário intermediário e a estrutura de frases em LIBRAS para manter uma comunicação efetiva com deficientes auditivos; - Identificar os fundamentos básicos da tradução e interpretação em LIBRAS; - Identificar os elementos básicos para a interpretação musical; - Distinguir os tipos de Classificadores em LIBRAS e seus usos e Descritivos Imagéticos – DI; - Interpretar frases em LIBRAS; - Lidar com aspectos socioculturais da comunidade de surdos. |
Target Audience: | Servidores públicos federais, estaduais, distritais e municipais que já tenham realizado curso básico ou introdutório em Libras (presencial ou a distância), com carga-horária mínima de 48 horas, e que atuem, preferencialmente, no atendimento ao público. |
metadata.dc.educational.context: | A proposta desenhada tem como princípio de orientação básica o ensino teórico-aplicado e o protagonismo do aluno, ou seja, um processo de ensino-aprendizagem em que o participante é o principal agente de sua própria capacitação. De acordo com os referenciais educacionais da Enap, a metodologia de ensino não deve se restringir à ação cognitiva de apreensão de conteúdos, mas, sobretudo, a aplicação dos mesmos. A abordagem dos conteúdos deve privilegiar, além das exposições dialogadas e práticas em LIBRAS, discussões desenvolvidas a partir dos aprendizados na sala de aula; uso de dinâmicas que possibilitem aos participantes o uso da LIBRAS durante as aulas. As aulas serão desenvolvidas através de diálogos, onde o(a) aprendiz vivenciará situações comunicativas do cotidiano e do ambiente profissional. |
Sustainable Development Objectives (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
metadata.dc.description.additional: | Para visualizar corretamente as apresentações em power point é necessário fazer o download de todos os vídeos. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4316 |
Appears in Collections: | Programa: Gestão de Pessoas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Apostila em LIBRAS - Curso Intermédiario ENAP 2019 - 27 de julho de 2019.pdf | Apostila em LIBRAS - Curso Intermediário Enap 2019 | 3.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Slides e Videos Curso de Libras Intermediário 2019.zip | 5.23 GB | Zip | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.