Título: Sustentabilidade do DIVIPREV - regime próprio de previdência do munincípio de Divinópolis/MG
Autor(es): Camargos, Bruno Alves
Contribuidor: Ramos, Simone Boer (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 65 páginas
Data: 31-Mai-2019
Detentor dos direitos autorais: Bruno Alves Camargos
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Accountability. Prestação de contas
Administração Pública
Gestão Pública
Orçamento e Finanças
Resumo: O município de Divinópolis/MG vive grave situação financeira, grande parte dela impactada pelo seu Instituto Próprio de Previdência - DIVIPREV, que consome grande fatia da arrecadação municipal para o custeio da parte patronal e aportes financeiros para estancar o seu déficit atuarial, ocasionando um déficit atuarial (Diferença entre compromissos líquidos - passivo atuarial - e os ativos financeiros já capitalizados pelo RPPS = diferença negativa). Tal dificuldade é enfrentada não somente pelo município de Divinópolis/MG, mas também é um problema nacional, porque toda a Previdência Social do Brasil está comprometida na sua arrecadação, visto que o número de trabalhadores ativos e inativos está praticamente se igualando. Então, urge a necessidade de buscar caminhos para reformular a estrutura da DIVIPREV (Instituto de Previdência de Divinópolis), demarcando também estratégias para a previdência em âmbito nacional, visto que tal situação ocorre em todo o RPPS (Sistema de Previdência estabelecido no âmbito de cada ente federativo).
Palavras-chave: DIVIPREV;  administração pública;  previdência social;  finanças públicas;  arrecadação
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Público alvo: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Contexto de aprendizagem: 400 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4181
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Alves Camargos.pdfarquivo principal945.42 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.