Title: Curso: Avaliação Ex-Ante de Políticas Públicas: uma abordagem prática
Authors: Couto, Leandro Freitas
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Curso Completo
metadata.dc.description.physical: 1. Programa do Curso: Documento em PDF, 5 páginas, contendo as informações sobre o curso.
2. Apresentação: Documento em PDF, 28 páginas, contendo os slides referentes à aula 1.
3. Apresentação: Documento em PDF, 22 páginas, contendo os slides referentes à aula 2.
4. Apresentação: Documento em PDF, 18 páginas, contendo os slides referentes à aula 3.
5. Apresentação: Documento em PDF, 12 páginas, contendo os slides referentes à aula 4.
6. Apresentação: Documento em PDF, 26 páginas, contendo os slides referentes à aula 5.
7. Apresentação: Documento em PDF, 24 páginas, contendo os slides referentes à aula 6.
Issue Date: 28-Jun-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão Pública
Políticas Públicas
Abstract: Programa do curso contendo objetivo, ementa, metodologia de ensino e avaliação. Plano de aula, referências bibliográficas e currículo do professor. Slides referentes às aulas 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
Keywords: avaliação;  políticas públicas;  administração pública
Target: Ao final do curso, o participante será capaz de aplicar metodologias de análise ex-ante de políticas púbicas para formulação ou reformulação de uma política. Realizar a análise do problema (causa, consequências, descritores), análise dos atores e a caracterização da política (objetivos, ações, público-alvo e resultados esperados), esboço de seu desenho e análise de sua viabilidade.
Target Audience: O Programa é requisito para a promoção dos servidores federais ocupantes da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e também atende às seguintes carreiras: Analista de Planejamento e Orçamento (APO); Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS); Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC); Analista de Comércio Exterior (ACE); Analista de Infraestrutura (AIE); Especialista em Infraestrutura Sênior (EIE); Analista em Tecnologia da Informação (ATI); Analista e Especialista em Regulação (ER); Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB); Procurador da Fazenda Nacional (PFN); e Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA (TPP).
metadata.dc.educational.context: Os conteúdos serão ministrados por meio de aulas expositivas, nas quais serão apresentados os principais conceitos e métodos de análise, intercaladas com exercícios práticos sobre os casos escolhidos para aplicação das metodologias de análise em cada passo da análise ex-ante. No desenvolvimento das aulas, os alunos estarão permanentemente organizados em grupos de 6 pessoas, os quais terão que implementar a execução da análise ex-ante do projeto escolhido pelo grupo, baseado no conteúdo apresentado, que, nesse caso, será a construção do modelo lógico, relacionando com o checklist do Guia Prático de Análise Ex Ante.
Os grupos deverão trabalhar com a escolha de uma política em execução, que pode ser sugerida pelo professor, construindo a árvore do problema e revelando os encadeamentos lógicos do programa / política. O professor circulará entre os grupos para auxiliar na condução dos trabalhos. Para cada exercício, apenas um grupo apresentará os resultados do trabalho, mesclando os grupos para realizar a exposição a título de exemplo do resultado pretendido em cada etapa.
Sustainable Development Objectives (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4130
Appears in Collections:Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2019
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Programa Avaliação Ex-Ante_2019.pdfPrograma do Curso - Avaliação Ex-Ante de Políticas Públicas: uma abordagem prática286.66 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Aula 1 - Apresentação do Guia analise ex-ante.pdfAula 1837.11 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Aula 2 - Problema.pdfAula 2787.57 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Aula 3 - Desenho e avaliação da Política.pdfAula 3500.71 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Aula 4.pdfAula 4376.22 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Aula 5 - governança orçamentária, construção de confiança e comunicação.pdfAula 5410.53 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Aula 6 - Plano de monitoramento e avaliação.pdfAula 6618.95 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.