Título: Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Autor(es): Vale, Luciana Marques
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Apostila
Apresentação/Slides
Vídeo/Animação/Vídeoaula
Data: 2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Resumo: Curso com o seguinte conteúdo: Cinco parâmetros da LIBRAS; Classificadores em LIBRAS; Semântica em LIBRAS; Gramática de LIBRAS: Diálogos; Alfabeto Manual; Saudações; Materiais de Expediente; Pronomes: pessoais, interrogativos, demonstrativos, possessivos e indefinidos; Advérbios: tempo, modo, frequência; tipos de frases; Tipos de Numerais: cardinais, ordinais, quantidade e valores monetários; Dias da semana; Verbos; Expressão facial e corporal; Relação Parentesco; Cores e tonalidades; Alimentos; Meios de Transportes; Meios de Comunicação; Adjetivos; Profissões; Sistematização dos Vocabulários; Hora e minutos, Operações Aritméticas; Palavras Antônimas; Animais; Estados do Brasil; Interpretação de frases em LIBRAS; Contextualizando da LIBRAS; Filme sobre a diversidade cultural surda.
Palavras-chave: gestão de pessoas;  comunicação;  acessibilidade;  inclusão
Objetivo: Ao final do curso o participante será capaz de: - Reconhecer parâmetros, classificadores e a semântica em LIBRAS. - Utilizar de forma apropriada os fundamentos gramaticais de LIBRAS. - Utilizar o vocabulário básico e a estrutura de frases em LIBRAS para manter uma comunicação efetiva com deficientes auditivos.
Público alvo: Servidores públicos federais, estaduais, distritais e municipais que atuem, preferencialmente, no atendimento ao público.
Contexto de aprendizagem: A proposta desenhada tem como princípio de orientação básica o ensino teórico-aplicado e o protagonismo do aluno, ou seja, um processo de ensino-aprendizagem em que o participante é o principal agente de sua própria capacitação. De acordo com os referenciais educacionais da Enap, a metodologia de ensino não deve se restringir à ação cognitiva de apreensão de conteúdos, mas, sobretudo, a aplicação dos mesmos. A abordagem dos conteúdos deve privilegiar, além das exposições dialogadas e práticas em LIBRAS, discussões desenvolvidas a partir dos aprendizados na sala de aula; uso de dinâmicas que possibilitem aos participantes o uso da LIBRAS durante as aulas. As aulas serão desenvolvidas através de diálogos, onde o(a) aprendiz vivenciará situações comunicativas do cotidiano.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Observações/Notas: Para visualizar corretamente as apresentações em power point é necessário fazer o download de todos os vídeos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4121
Aparece nas coleções:Programa: Gestão de Pessoas
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