Título: Curso: Economia da Regulação - Experiências Setoriais
Autor(es): Resende, João Paulo de
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Apresentação/Slides
Curso Completo
Programa
Extensão/Indicação de Série: 1. Programa do Curso: Documento em PDF, 4 páginas, contendo as informações sobre o curso.
2. Apresentações: Documento em PDF, 41 páginas, contendo os slides referentes ao módulo 1.
3. Apresentações: Documento em PDF, 38 páginas, contendo os slides referentes ao módulo 2.
4. Apresentações: Documento em PDF, 60 páginas, contendo os slides referentes ao módulo 3.
5. Apresentações: Documento em PDF, 45 páginas, contendo os slides referentes ao módulo 4.
Data: 22-Mai-2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Fiscalização e Controle
Políticas de Infraestrutura
Políticas Econômicas
Políticas Públicas
Resumo: Programa do curso contendo objetivo, ementa, metodologia de ensino e avaliação.
Plano de aula, referências bibliográficas e currículo do professor. Slides referentes aos módulos 1, 2, 3 e 4.
Palavras-chave: funcionamento de mercados;  intervenção estatal;  instrumentos;  regulação
Objetivo: Ao final do curso, o participante será capaz de identificar mercados que apresentam falhas alocativas e de avaliar o melhor tipo de intervenção estatal para correção dessas falhas. Além disso, entenderá o atual estágio da regulação no Brasil.
Público alvo: O Programa é requisito para a promoção dos servidores federais ocupantes da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e também atende às seguintes carreiras: Analista de Planejamento e Orçamento (APO); Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS); Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC); Analista de Comércio Exterior (ACE); Analista de Infraestrutura (AIE); Especialista em Infraestrutura Sênior (EIE); Analista em Tecnologia da Informação (ATI); Analista e Especialista em Regulação (ER); Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB); Procurador da Fazenda Nacional (PFN); e Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA (TPP).
Contexto de aprendizagem: Os conteúdos serão ministrados por meio de aulas expositivas, nas quais serão apresentados os principais conceitos e discussões em sala de aula, considerando as experiências profissionais dos alunos.
Para cada tema, serão apresentados dois estudos de caso, com espaço para discussão em sala de aula.
Ao final, os alunos terão a oportunidade de aplicar os conceitos concretos discutidos em sala de aula em debates sobre problemas regulatórios reais e recentes.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4041
Aparece nas coleções:Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2019
Arquivos associados a este item:
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Programa de Regulação_2019.pdf1. Programa - Curso - Economia da Regulação: Experiências Setoriais172.27 kBAdobe PDF Thumbnail
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módulo 1.pdfMódulo 11.09 MBAdobe PDF Thumbnail
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módulo 2.pdfMódulo 21.29 MBAdobe PDF Thumbnail
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módulo 3.pdfMódulo 32.21 MBAdobe PDF Thumbnail
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módulo 4.pdfMódulo 41.45 MBAdobe PDF Thumbnail
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