Título: 0 problema dos materiais de uso do govêrno federal: 1ª parte
Autor(es): Berlinck, E. L.
Editor: Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público, ano 1, v. 1, n. 2, p. 28-41
Número padronizado: v. 1, n. 2 (1938)
Data: Fev-1938
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Licitação. Compras
Resumo: Anteriormente à promulgação do Código de Contabilidade e do seu Regulamento, a aquisição dos materiais para o Govêrno não estava sistematizada. O quadro parece qiie não era risonho e provocava, de vez em quando, acusações, que por exageradas, têm hoje pouco valor. Dentro de uma improvisação multiforme devido à falta de ordenações, haveria muitos erros por conta da ignorância e da displicência e, certamente, alguns devidos à má fé. Morais Junior, nas suas “Notas e Comentários sôbre o projeto do Código de Contabilidade Pública," teve, ao par de muitas idéias felizes, a de transcrever no final do seu livro o discurso do Sr. Josino de Araújo, relator geral da Comissão de Contabilidade Pública, pronunciado na sessão da Câmara de 20 de Dezembro de 1920, em defesa das idéias concretizadas no Código que ia ser votado. Graças a essa transcrição pode-se hoje conhecer o julgamento da época sôbre os processos de compras então usados.
Palavras-chave: orçamento público;  controle orçamentário;  compras públicas;  gestão de materiais;  serviço público
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3558
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1937 a 1950
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1938 RSP ano1 v1 n2 jan p. 28- 41.pdf9.08 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.