Título: Cultura e Memória: Perspectivas da Administração Pública Brasileira Hoje
Autor(es): Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Caderno
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 66 p.
Data: 1993
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Resumo: O Ciclo de Debates sobre Cultura e Memória: Perspectivas da Administração Pública Brasileira Hoje, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública, durante os dias 16, 17 e 18 de setembro de 1993, teve como objetivo central refletir, discutir e apresentar subsídios para a formulação de propostas efetivas de reforma administrativa e aperfeiçoamento da gestão governamental na área da Cultura. Entendendo a importância que a questão cultural possui no âmbito da concepção e implementação das políticas públicas e sua condição marginal e colateral às ações de maior envergadura levadas a cabo pelo Governo, a E N A P propõe a discussão e o debate do tema Cultura na perspectiva da Administração Pública. Esta perspectiva se fundamenta na sua modernização administrativa, especialmente no que se refere ao aprimoramento do arcabouço teórico da área cultural, aperfeiçoamento de suas estruturas de gestão, assim como dos seus recursos organizacionais, entre eles, seus recursos humanos, mediante a proposição de programa de formação de Gestores Culturais, para a constituição de uma burocracia estável, competente e especializada nos temas que lhe correspondem. O C ido de Debates, visando estimular tais reflexões, se estruturou em quatro painéis e um workshop enfocando os seguintes temas: - A Ação Institucional: Cultura e Memória na Administração Pública,- - A Marginalidade das Políticas Culturais no âmbito das Políticas Públicas,- - Os Aspectos Políticos-lnstitucionais e Territoriais na constituição da Memória Brasileira,- - A Perspectiva da Administração Pública da Cultura no Brasil; - Reflexões sobre a realidade cultural brasileira. Assim este número de "Cadernos E N A P " objetiva disseminar tais preocupações e apresentar aos interessados, os trabalhos discutidos no referido ciclo que estimularam debates nesta matéria.
Palavras-chave: administração pública;  políticas culturais;  cultura;  memória;  territorialidade;  políticas públicas
Observações/Notas: Monografia seriada: Cadernos Enap 02 (v. 1 n. 2)
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3513
Aparece nas coleções:Cadernos ENAP
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cultura e Memória - Perspectivas da Administração Pública Brasileira Hoje.pdfCadernos Enap 0224.94 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.