Title: A rotatividade de pessoal na universidade de brasília
Authors: Rodrigues, Patrícia Borges Soares
metadata.dc.contributor.other: Santos, Aleksandra Pereira dos (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 40 p.
Issue Date: Mar-2018
metadata.dc.rights.holder: Patrícia Borges Soares Rodrigues
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Abstract: No decorrer dos anos de 2006 até 2017, a Fundação Universidade de Brasília – FUB alterou constantemente o quadro profissional com a troca de funcionários terceirizados para servidores concursados. Observou-se uma elevada saída de funcionários provocando uma escassez do quadro de pessoas. Nesse sentido, este trabalho se propõe a investigar as causas da rotatividade na UnB, a partir da percepção dos servidores e terceirizados. O estudo analisa a presença de causas de rotatividade definidas por Ferreira & Freire(2001), dentre elas, a valorização de proventos empregada por Mobley (1974). Comparou-se, também, a intenção de rotatividade de servidores e terceirizados que trabalham no atendimento na Universidade de Brasília. A amostragem foi composta por 296 servidores pertencentes ao cargo de assistentes administrativos na FUB. Foi aplicado um questionário e a Escala de Intenção de Rotatividade validada por Siqueira et al.(2012). Dentre as principais conclusões destaca-se que as condições de trabalho e remuneração foram relevantes para a intenção de rotatividade na Universidade de Brasília. O acumulo de atividades no serviço foi considerado outro ponto negativo, também. Por outro lado, a qualificação dos servidores no plano de carreira contribui para a permanência na organização. Pretende-se que a FUB, a partir das conclusões desse trabalho, desenhe ações estratégicas a fim de reter as competências do quadro de pessoal da Fundação.
Keywords: servidor público;  terceirizado;  rotatividade;  quadro de pessoal;  gestão de pessoas
Target: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos objetivos necessários para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em em Gestão Estratégia de Pessoas.
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão Pública
metadata.dc.educational.context: 420 horas
metadata.dc.description.additional: Especialização em Gestão Pública – Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3439
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patrícia Borges Soares Rodrigues - TCC - EGP 11 - GEP.pdfArtigo principal500.05 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.