Título: Programa de inclusão de pessoas com deficiência da enap: os desafios da inclusão
Autor(es): Souza, Leonardo Fróes Píramo de
Contribuidor: Lima, Rodrigo Torres de Araújo (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 33 p.
Data: Mar-2018
Detentor dos direitos autorais: Leonardo Fróes Píramo de Souza
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: O tema deste trabalho é o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Escola Nacional de Administração Pública, fundamentado em convenção internacional, ratificada pelo Brasil, e em legislação brasileira específica. O Programa é alinhado à nova gestão de pessoas da Administração Pública Federal e elaborado com quatro eixos voltados para a Inclusão Social e Funcional, a Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística, a Acessibilidade Comunicacional e Tecnológica, e a Inovação e Educação Inclusiva. Inúmeros desafios estão diante da plena participação e da inclusão na Escola. Para responder as questões sobre o Programa são realizadas entrevistas, com estudantes e frequentadores da Enap, e análises a partir de relatórios do Comitê Gestor da Instituição. A metodologia aplicada é a qualitativa que permite conhecer, através de amostra, a realidade das pessoas com deficiência no ambiente da Escola. A pesquisa verifica a eficácia das ações que estão sendo executadas e quais os resultados alcançados nos primeiros meses de implantação do Programa. Revela também como as pessoas com deficiência contam com novos recursos de inclusão. As respostas identificam áreas com problemas, mas apontam, por exemplo, o convívio sem barreiras atitudinais em todos os setores. Pessoas com deficiência visual, intelectual, física, auditiva ou com mobilidade reduzida frequentam ou acessam a Enap. São servidores, estudantes, visitantes, alunos do ensino a distância, usuários de modo geral que necessitam de facilidades para acesso e inclusão. Precisam da igualdade para as tarefas e atividades diversas. O trabalho mostra que o Programa de Inclusão das Pessoas com Deficiência é considerado um importante instrumento da agenda estratégica da Escola.
Palavras-chave: inclusão;  pessoa com deficiência;  gestão de pessoas;  serviço público
Objetivo: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos objetivos necessários para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, Gestão Estratégica de Pessoas.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública
Contexto de aprendizagem: 420 horas
Observações/Notas: Especialização em Gestão Pública – Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
Orientador: Prof. Ms Rodrigo Torres de Araújo Lima
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3433
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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