Relato do projeto Banco Central: Design Thinking e Cidadania Financeira
| Título: | Relato do projeto Banco Central: Design Thinking e Cidadania Financeira |
| Autor(es): | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) Banco Central. Departamento de Promoção da Cidadania Financeira |
| Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
| Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
| País: | País::BR:Brasil |
| Tipo: | Relatório |
| Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 51 p. |
| Data: | Set-2018 |
| Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) Banco Central do Brasil (Bacen) |
| Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
| Classificação Temática: | Inovação |
| Resumo: | O projeto Bacen foi uma iniciativa que envolveu o GNOVA e o Departamento de Educação Financeira do Banco Central (DEPEF). Este relato apresenta o registro da experiência ao longo das quatro oficinas realizadas, no período de novembro de 2016 a abril de 2017. Registra o processo que culminou na criação de três soluções passíveis de implementação no que se refere à promoção da cidadania financeira. |
| Palavras-chave: | educação financeira; cidadania; políticas públicas; design thinking; inovação; Banco Central |
| Objetivo: | O projeto teve como objetivo expandir, para a equipe do Bacen, o rol de possibilidades em matéria de ações para a promoção da cidadania financeira. Para isso, realizaram-se oficinas de inovação empregando metodologias do Design Thinking. |
| Observações/Notas: | Participantes do Projeto: Silvio Carlos Arduini – Chefe da Divisão de Educação Financeira do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira Adriana Krieger Fioravanti Barbosa – Coordenadora na Divisão de Educação Financeira Barbara Blanco Erbisti – Coordenadora na Divisão de Educação Financeira Marcelo Junqueira Ângulo – Assessor Pleno na Divisão de Educação Financeira Angela Aparecida Silva de Paula – Analista na Divisão de Educação Financeira Joao Evangelista de Sousa Filho – Analista na Divisão de Educação Financeira Leandro Rito Bastos – Analista na Divisão de Educação Financeira Paula Ono Martins Teixeira Netto – Analista na Divisão de Educação Financeira Ursula Brandao Faria Valdetaro – Analista na Divisão de Educação Financeira Janaina Fabiana Balsanupho Soares – Coordenadora na Divisão de Avaliação de Impacto e Inclusão Financeira Elisangela Batista Vieira Salgueiro Dias – Analista na Divisão de Avaliação de Impacto e Inclusão Financeira |
| URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3408 |
| Aparece nas coleções: | Projetos de Inovação do GNOVA |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Relato_bacen_cidadania_financeira.pdf | 4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.
