Título: Identificação de competências na CGU: uma proposta alinhada à estratégia de prevenção e combate à corrupção
Autor(es): Advíncula, Juliana Bandeira
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 71 p.
Data: Nov-2010
Detentor dos direitos autorais: Juliana Bandeira Advíncula
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Resumo: O presente estudo objetivou identificar as competências institucionais da Controladoria Geral da União – CGU e individuais dos Analistas de Finanças e Controle – AFC que executam ações de controle na Instituição. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica acerca de metodologias de implementação da sistemática de gestão por competências. A partir disso, foram escolhidas duas etapas a serem testadas: identificação de competências institucionais e individuais, fazendo uso dos instrumentos apresentados pelos autores. A identificação de competências institucionais baseou-se em entrevistas junto aos principais dirigentes dos órgãos que compõem a CGU e a identificação de competências individuais – que incluiu a descrição de desempenhos observáveis e o detalhamento de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) – fez uso primeiramente da organização de um grupo focal. Posteriormente, a fim de dar maior representatividade aos resultados obtidos com o grupo, foram disponibilizados na internet formulários aos demais servidores, contendo itens para valoração de nível de importância. A taxa de retorno dos questionários ficou abaixo da amostra, o que, no entanto, não impactou a listagem de competências e CHA identificados pelo grupo focal. Foram calculados média, desvio padrão e variância dos dados e os resultados possibilitaram apontar itens que possivelmente requerem priorização nas ações de capacitação e levantar a reflexão acerca da necessidade de mudanças nos treinamentos atualmente realizados, tendo em vista a grande presença de “atitudes” e “habilidades” entre os itens classificados como de maior importância.
Palavras-chave: gestão por competências;  identificação de competências;  gestão de pessoas;  serviço público
Objetivo: Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público - 2ª edição
Contexto de aprendizagem: Monografia apresentada à ENAP, sob orientação da Prof. Davina Maia, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas no Serviço Público.
Observações/Notas: Orientador: Prof. Davina Maia
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3348
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Juliana.pdfIdentificação de competências na CGU: uma proposta alinhada à estratégia de prevenção e combate à corrupção787.28 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.