Título: Process tracing nas Ciências Sociais: fundamentos e aplicabilidade
Autor(es): Cunha, Eleonora Schettini Martins
Araújo, Carmem E. Leitão
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Livro
Extensão/Indicação de Série: 104 p.
Data: 2018
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Ciências Sociais
Resumo: A crescente utilização do process tracing por pesquisadores que buscam formular explicações válidas a partir de inferência causal tem apontado para a necessidade de reunir um conjunto de conhecimentos disponíveis sobre o método, ainda disperso, que possa ser um guia introdutório para sua utilização. Esse é, portanto, o objetivo deste livro. Nele, é apresentado o que consideramos como fundamentos relevantes tanto para a compreensão do método, quanto para identificar suas potencialidades e seus limites. Também apresentamos conceitos a ele relacionados que consideramos essenciais, de modo a propiciar ao leitor o contato com sua especificidade ontológica, mas também situálo no debate mais recente acerca de seu refinamento teórico-conceitual. Por fim, oferecemos algumas reflexões sobre sua utilização, buscando demonstrar formas de operacionalizá-lo em investigações que, de alguma forma, pretendem identificar, testar, analisar ou mesmo formular mecanismos causais. Para finalizarmos, gostaríamos de destacar que a utilização do process tracing exige trabalho ao mesmo tempo intensivo e de mais longa duração. No entanto, longe de ser um empecilho, este é um alerta para que os desenhos de pesquisa levem em conta o tipo de exercício mental e o tempo despendido no estudo como importantes critérios para sua escolha. Podemos afirmar que esse esforço certamente trará resultados compensatórios. Além disso, nossa opção em apresentar a aplicação do método ancorada na lógica bayesiana não significa que esta é a única possibilidade de lógica inferencial compatível com ele. Outras são igualmente oportunas e produzem resultados muito satisfatórios. Cabe ao pesquisador explorar essas potencialidades e aprofundar seu conhecimento nos potenciais e limites de cada uma.
Palavras-chave: ciências sociais;  pesquisa social;  método de pesquisa;  metodologia;  process tracing
Observações/Notas: ISBN: 978-85-256-0090-5
Coleção Metodologias de Pesquisa
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3328
Aparece nas coleções:Livros Publicados pela Enap
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_Process tracing.pdfProcess tracing nas Ciências Sociais: fundamentos e aplicabilidade1.46 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.