Gestão estratégica de pessoas no setor público: percepções de gestores e funcioários acerca de seus limites e possibilidades em uma autarquia federal
Título: | Gestão estratégica de pessoas no setor público: percepções de gestores e funcioários acerca de seus limites e possibilidades em uma autarquia federal Gestión estratégica de personas en el sector público: percepciones de gestores y funcionarios acerca de sus límites y posibilidades en una autarquía federal Strategic people management in the public sector: perceptions of managers and employees about their limits and possibilities in a federal autarchy |
Autor(es): | Carmo, Luana Jéssica Oliveira Assis, Lilian Bambirra de Martins, Mariana Geisel Saldanha, Cristina Camila Teles Gomes, Patrícia Albuquerque |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/issue/view/185/showToc |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Artigo |
Extensão/Indicação de Série: | Revista do Serviço Público - RSP, v. 69, n. 2, p. 164-192 |
Data: | Abr-2018 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Termos de uso: | Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/ |
Classificação Temática: | Gestão de Pessoas |
Resumo: | A gestão de pessoas no setor público vivenciou profundas transformações,
principalmente após a década de 1990, quando adota uma perspectiva estratégica orientada
para resultados. Tais modelos enfrentam desafios de implantação devido às características
inerentes à administração pública, como a burocracia e impessoalidade. Assim, torna-se
relevante analisar o impacto dessas mudanças na dinâmica interna de organizações públicas.
Desse modo, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção e atitudes de gestores e
funcionários acerca da gestão de pessoas em uma autarquia federal. O estudo consistiu
na aplicação e análise de entrevistas semiestruturadas e de técnicas de construção de
desenhos. Os resultados apontaram para a ausência de um modelo estratégico de gestão de
pessoas, devido a características peculiares do setor público representadas subjetivamente
através dos desenhos produzidos. Para estudos futuros, sugere-se a ampliação da utilização
da técnica de construção de desenhos para análise de percepções e atitudes no âmbito do
setor público. La gestión de personas en el sector público ha experimentado profundas transformaciones, principalmente después de la década de 1990, cuando adopta una perspectiva estratégica orientada hacia resultados. Tales modelos enfrentan desafíos de implantación debido a las características inherentes a la administración pública, como la burocracia e impersonalidad. Así, resulta relevante analizar el impacto de estos cambios en la dinámica interna de las organizaciones públicas. De este modo, el objetivo de este trabajo fue analizar la percepción y actitudes de gestores y funcionarios acerca de la gestión de personas en una autarquía federal. El estudio consistió en la aplicación y análisis de entrevistas semiestructuradas y de técnicas de construcción de dibujos. Los resultados apuntaron a la ausencia de un modelo estratégico de gestión de personas, debido a características peculiares del sector público representadas subjetivamente a través de los dibujos producidos. Para estudios futuros, se sugiere la ampliación de la utilización de la técnica de construcción de dibujos para el análisis de percepciones y actitudes en el ámbito del sector público. The management of people in the public sector has undergone profound transformations, mainly after the 1990s, when it adopts a strategic perspective oriented to results. Such models face implementation challenges because of inherent characteristics of public administration, such as bureaucracy and impersonality. Thus, it is relevant to analyze the impact of these changes on the internal dynamics of public organizations. In this way, the objective of this work was to analyze the perception and attitudes of managers and employees about the management of people in a federal autarchy. The study consisted of the application and analysis of semi structured interviews and drawing construction techniques. The results indicated the absence of a strategic model of people management, due to the peculiar characteristics of the public sector subjectively represented through the drawings produced. For future studies, it is suggested to extend the use of the technique of construction of drawings to analyze perceptions and attitudes within the public sector. |
Palavras-chave: | gestão de pessoas; gestão estratégica; gestão por competência; administração por objetivos; avaliação de desempenho; democracia; impessoalidade; administração federal |
Observações/Notas: | ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3277 |
Aparece nas coleções: | Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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