Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3240
Título: Curso Introdução ao Estudo da Economia do Setor Público
Autor(es): Gadelha, Sérgio Ricardo de Brito
Resumo: O curso Introdução ao Estudo da Economia do Setor Público foi desenvolvido pela Enap, em parceria com a Secretaria do Orçamento Federal e a Secretaria do Tesouro Nacional em 2017. Este curso compõe a Trilha de Aprendizagem em Educação Fiscal, juntamente com os cursos Introdução ao Orçamento Público, Controles Institucional e Social dos Gastos Públicos, Federalismo e Federalismo Fiscal no Brasil. Embora não exista uma ordem fixa para dar início à Trilha de Aprendizagem em Educação Fiscal, para melhor compreensão do tema, sugere-se que o/a participante inicie seus estudos pelo curso Introdução ao Estudo da Economia do Setor Público, em seguida realize o curso Introdução ao Orçamento Público, prossiga para o curso Controles Institucional e Social dos Gastos Públicos e finalize com o curso Federalismo Fiscal no Brasil. O presente curso foi desenvolvido com foco na necessidade de instrumentalizar cidadãs e cidadãos acerca de noções básicas de Teoria Geral do Estado e de fundamentos de Economia do Setor Público para o entendimento da existência do Estado (Governo) e as justificativas de sua intervenção na economia. O curso mostrará como essa intervenção ocorre a partir da atuação de diferentes instituições voltadas para a coordenação econômica. Também serão abordados temas relacionados às funções clássicas do Estado (Governo) e tributação. O curso Introdução ao Estudo da Economia do Setor Público é composto pelos seguintes módulos: • Módulo I: Noções Básicas de Teoria Geral do Estado. • Módulo II: Conceitos Básicos de Economia e de Indicadores Socioeconômicos. • Módulo III: Razões da Intervenção do Estado (Governo) na Economia. • Módulo IV: Tributação e Funções Clássicas do Estado. • Módulo de Encerramento.
Palavras-chave: economia do setor público;  teoria geral do estado;  indicadores socioeconômicos;  intervenção do Estado na economia
Objetivo: O objetivo do curso é instrumentalizar cidadãs e cidadãos acerca de noções básicas de Teoria Geral do Estado e de fundamentos de Economia do Setor Público para o entendimento da existência do Estado (Governo) e as justificativas de sua intervenção na economia.
Público alvo: O curso Introdução ao Estudo da Economia do Setor Público destina-se a cidadãs e cidadãos. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder também estão autorizados a realizar o curso.
Data: 2018
Descrição física: 17 p.
Contexto de aprendizagem: Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual Enap, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Curso composto por 4 módulos.
Observações/Notas: Este curso compõe a Trilha de Aprendizagem em Educação Fiscal, juntamente com os cursos Introdução ao Orçamento Público, Controles Institucional e Social dos Gastos Públicos, Federalismo e Federalismo Fiscal no Brasil.
Tipo: Curso Completo
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3240
Aparece nas coleções:Escola Virtual: Gestão Orçamentária e Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Economia do Setor Público.zip2,94 MBZipVisualizar/Abrir