Title: Módulo 4: Tributação e Funções Clássicas do Estado (Curso Introdução ao Estudo da Economia do Setor Público)
Authors: Gadelha, Sérgio Ricardo de Brito
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Módulo Completo
metadata.dc.description.physical: 17 p.
Issue Date: 2018
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Economia do Setor Público
Abstract: Nesse módulo, procuraremos sensibilizar você sobre a importância dos tributos e de sua aplicação correta, uma vez que questões como desigualdade de renda, fome, miséria, violência, entre outros, podem ser consequências da sonegação fiscal, da má utilização dos recursos públicos ou de uma administração pública ineficiente.
Keywords: economia do setor público;  tributação;  educação fiscal;  sistema tributário;  federalismo fiscal;  imposto;  função do Estado
Target: Saber que os tributos que todos pagam representam a principal fonte de financiamento dos serviços públicos.
Target Audience: O curso Introdução ao Estudo da Economia do Setor Público destina-se a cidadãs e cidadãos. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder também estão autorizados a realizar o curso.
metadata.dc.educational.context: O objetivo do curso é instrumentalizar cidadãs e cidadãos acerca de noções básicas de Teoria Geral do Estado e de fundamentos de Economia do Setor Público para o entendimento da existência do Estado (Governo) e as justificativas de sua intervenção na economia. Curso composto por 4 módulos.
metadata.dc.description.additional: Este curso compõe a Trilha de Aprendizagem em Educação Fiscal, juntamente com os cursos Introdução ao Orçamento Público, Controles Institucional e Social dos Gastos Públicos, Federalismo e Federalismo Fiscal no Brasil.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3239
Appears in Collections:Escola Virtual: Orçamento e Finanças
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Módulo 4 - Tributação e Funções Clássicas do Estado (final).pdfMódulo 4670.57 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.