Título: Como fortalecer os microempreendedores urbanos: o Programa Vida Melhor da Bahia
Autor(es): Villarosa, Francesco Notarbartolo di
Currralero, Cláudia Baddini
Editor: World Without Poverty (WWP)
Endereço Eletrônico: wwp.org.br
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Estudo de Caso
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 26 p.
Data: Out-2016
Detentor dos direitos autorais: World Without Poverty (WWP)
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Públicas e Sociais
Resumo: O primeiro Estudo de Caso do WWP – série que mostra iniciativas bem sucedidas de inclusão produtiva no Brasil – revela a experiência do Governo da Bahia com o programa Vida Melhor, lançado em 2011 com foco em um grupo vulnerável e excluído do mercado de trabalho formal: os empreendedores da economia popular, tais como ambulantes, catadores e artesãos. Inovador, o Vida Melhor desenvolveu uma abordagem adaptada às peculiaridades deste grupo, trabalhadores por conta própria, de baixa renda, cuja principal característica é a não diferenciação entre os recursos do negócio e do sustento da família.
Palavras-chave: Coordenação governamental;  Inclusão socioprodutiva;  Microempreendedores urbanos;  Programa Vida Melhor da Bahia;  Desenvolvimento urbano;  Programa social;  Mercado informal
Público alvo: Gestores Públicos das Administrações subnacionais
Observações/Notas: Este estudo de caso faz parte de uma série de estudos da Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (WWP, por seu acrônimo em inglês).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2960
Aparece nas coleções:Casoteca: Políticas Públicas
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.