Título: Participação on-line e off-line no Brasil: relações e condicionantes
Autor(es): Ribeiro, Ednaldo Aparecido
Borba, Julian
Hansen, Jaqueline Resmini
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/issue/view/107
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 67, n. 4, p. 497-523
Data: Out-2016
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Administração Pública
Internet
Participação social. Contrato Social
Resumo: Nas últimas décadas, a democracia se consolidou como a melhor configuração governamental, entretanto, tem se falado em uma crise da democracia representativa que se expressa numa queda nas modalidades tradicionais de participação e na confiança nas instituições políticas. Concomitante a esse processo, emergem as tecnologias digitais, que, por meio da internet, criam o ciberespaço, apresentando uma nova via para o ativismo político e social. Instigados por esse contexto, pesquisadores do comportamento político têm analisado quais características comportamentais, sociais e demográficas influenciam no ciberativismo, questionando se são as mesmas que condicionam as ações presenciais. Alguns autores concluíram que indivíduos que já participam são mais propensos ao ciberativismo, bem como a rede pode fortalecer as modalidades de protesto. Além disso, pesquisas apontam a centralidade do interesse por assuntos políticos, do acesso à informação, da educação e, em alguns casos, da idade na caracterização dos ativistas digitais. Diante desse quadro internacional, a presente pesquisa questiona qual o perfil do ativista on-line brasileiro. Para tanto, se utiliza do banco de dados do Latin American Public Opinion Project (Lapop) do ano de 2012.
Palavras-chave: participação política;  democracia;  comportamento humano;  internet
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2933
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSP, v. 67 n 4 - 497-523.pdf769.41 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.