Título: Sistema de coleta on-line do Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso)
Autor(es): Brasil. Ministério da Educação (MEC). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=313&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 07 p.
Data: Mar-2011
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: O Educacenso é um sistema eletrônico de coleta de informações educacionais composto por um aplicativo web, que permite a coleta, migração e alteração de dados educacionais das escolas em todo o território nacional, e por um banco de dados relacional, que armazena de forma sistemática todas estas informações. O Educacenso representa uma inovação, pois se trata de um banco de dados único, de base nacional, alimentado por dados e informações que vêm diretamente das escolas, por meio da internet. Constitui-se no mais completo cadastro de escolas, alunos e docentes do país. A construção de um banco de dados com informações individualizadas amplia as possibilidades de comunicação com outras bases de dados do governo federal. O novo desenho metodológico e a utilização de recursos de tecnologia da informação permitiram ampliar a precisão e a fidedignidade dos dados do Censo Escolar, o que possibilita realização de ajustes na política educacional e maior efetividade do gasto público com a educação básica
Palavras-chave: Gestão da informação;  Educacenso;  Censo escolar;  Política educacional;  Educação básica
Objetivo: A iniciativa tem por objetivos produzir e divulgar informações e estatísticas fidedignas e atualizadas sobre o sistema educacional brasileiro, capazes de atender com maior efetividade às demandas decorrentes das diretrizes educacionais e programas públicos do setor; ampliar a utilização das tecnologias da informação disponíveis, de modo a simplificar procedimentos, integrar recursos, diminuir redundâncias nas atividades desenvolvidas e conferir maior agilidade e qualidade aos processos de coleta de dados e de análise e disseminação das informações; fortalecer a cooperação e a responsabilização dos entes e agentes envolvidos no Censo Escolar; buscar maior convergência entre os dados do Censo Escolar e as informações sobre educação coletadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 15º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Carlos Eduardo Moreno Sampaio, Diretor de Estatísticas Educacionais. Ações premiadas no 15º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2010
Áreas temáticas: Gestão da informação; Gerenciamento de informações
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/280
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2006 a 2010 (11ª a 15ª edição)
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.