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Título: Sistema de coleta on-line do Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso)
Autor(es): Brasil. Ministério da Educação (MEC). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)
Palavras-chave: Gestão da informação;  Educacenso;  Censo escolar;  Política educacional;  Educação básica
Data de início: Mar-2006
Data: Mar-2011
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Objetivo: A iniciativa tem por objetivos produzir e divulgar informações e estatísticas fidedignas e atualizadas sobre o sistema educacional brasileiro, capazes de atender com maior efetividade às demandas decorrentes das diretrizes educacionais e programas públicos do setor; ampliar a utilização das tecnologias da informação disponíveis, de modo a simplificar procedimentos, integrar recursos, diminuir redundâncias nas atividades desenvolvidas e conferir maior agilidade e qualidade aos processos de coleta de dados e de análise e disseminação das informações; fortalecer a cooperação e a responsabilização dos entes e agentes envolvidos no Censo Escolar; buscar maior convergência entre os dados do Censo Escolar e as informações sobre educação coletadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Público alvo: Servidores públicos
Resumo: O Educacenso é um sistema eletrônico de coleta de informações educacionais composto por um aplicativo web, que permite a coleta, migração e alteração de dados educacionais das escolas em todo o território nacional, e por um banco de dados relacional, que armazena de forma sistemática todas estas informações. O Educacenso representa uma inovação, pois se trata de um banco de dados único, de base nacional, alimentado por dados e informações que vêm diretamente das escolas, por meio da internet. Constitui-se no mais completo cadastro de escolas, alunos e docentes do país. A construção de um banco de dados com informações individualizadas amplia as possibilidades de comunicação com outras bases de dados do governo federal. O novo desenho metodológico e a utilização de recursos de tecnologia da informação permitiram ampliar a precisão e a fidedignidade dos dados do Censo Escolar, o que possibilita realização de ajustes na política educacional e maior efetividade do gasto público com a educação básica
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/280
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2006 a 2010 (11ª a 15ª edição)

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