Título: A composição da alta burocracia no Brasil e no Chile à luz das dimensões da legitimidade e do desempenho
Autor(es): Alessio, Maria Fernanda
Ambrozio, Lucas
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 67, n. 3,p. 319 - 350
Data: Jul-2016
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: Desempenho e legitimidade são temas clássicos da literatura sobre burocracia. Entretanto, grande parte da produção acadêmica sobre o tema na América Latina baseia-se em referenciais conceituais relacionados ao funcionamento da burocracia em períodos autoritários. A experiência democrática vem se consolidando há mais de duas décadas na região e representa uma rica oportunidade para a realização de novos estudos, principalmente daqueles que buscam extrapolar a análise de um único governo nacional. Nesse sentido, este trabalho propõe, a partir da análise dos casos empíricos chileno e brasileiro, estudar duas formas de composição dos cargos da alta burocracia, entre diversas existentes, por meio dos estudos de caso dos Altos Directivos Públicos no Chile e dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Brasil. As duas dimensões analíticas são: desempenho governamental e legitimidade. A tese apresentada como síntese das análises é a da tecnificação da política, no caso chileno, e da politização da burocracia, no brasileiro, ambas tratadas sob uma perspectiva histórica. O referencial metodológico adotado baseia-se em análise qualitativa exploratória dos casos, operacionalizada por revisão da literatura, análise documental e entrevistas semiestruturadas com burocratas.
Palavras-chave: burocracia;  desempenho;  alta administração pública;  seleção de pessoal;  legitimidade;  Brasil;  Chile
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2758
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A composição da alta burocracia.pdfA composição da alta burocracia no Brasil e no Chile à luz das dimensões da legitimidade e do desempenho778.43 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.