Título: Atitudes dos servidores efetivos da Anatel acerca da gestão do desempenho
Autor(es): Silva, Flavio Garcia
Contribuidor: Meneses, Pedro Paulo Murce (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://repositorio.enap.gov.br/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 62 p.
Data: 2014
Detentor dos direitos autorais: Flavio Garcia Silva
Termos de uso: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Resumo: O desempenho é um construto de fundamental importância no contexto organizacional, em que os resultados alcançados podem significar o crescimento ou o fim da organização. Portanto, é importante que toda organização tenha alguma metodologia para gerir o seu próprio desempenho, pois é por meio dessa gestão que a organização consegue aprimorar-se e perceber se está ou não cumprindo sua missão e seus objetivos. Desta forma, com o intuito de verificar o que os servidores pensam e sentem sobre a gestão do desempenho realizada na Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, esta pesquisa identificou as atitudes dos servidores efetivos da Anatel acerca da gestão do desempenho existente. O método consistiu na aplicação de um instrumento para todos os servidores da Agência. Após a análise dos resultados descritivos foi possível observar várias atitudes que não contribuem para uma boa gestão de desempenho na Agência, como por exemplo, que as pessoas se preocupam mais com ganhar a gratificação do que com a avaliação de desempenho propriamente dita. Concluiu-se que o processo de gestão do desempenho na Anatel não está agregando o valor esperado. Finalmente, com base nos subsídios gerados pelos resultados, são propostas melhorias para o sistema adotado atualmente na Anatel.
The performance is a construct of fundamental importance in the organizational context, in which the results obtained can mean the growth or the end of the organization. However, it is important that every organization have some methodology to manage their own performance, because is through this management that the organization can improve itself and realize if it is or isn´t fulfilling its mission and goals. Thus, in order to verify what the public workers think and feel about performance management held at Anatel - National Telecom Agency, this research identified the attitudes of the permanent public workers of Anatel about the existing management performance. The method consisted in applying an instrument for all public workers of the Agency. After analyzing the descriptive results, was possible to observe several attitudes that isn´t contributing to a good performance management at the Agency, for example, that people are more concerned with winning the gratification than with performance evaluation itself. It has been concluded that the process of performance management at the Anatel isn´t adding the expected value. Finally, based on the results generated by the outcome, are proposed improvements to the system currently adopted by Anatel.
Palavras-chave: gestão de desempenho;  atitudes;  gestão de pessoas;  serviço público;  people management;  public service;  performance management;  attitudes
Público alvo: Servidores da Anatel
Observações/Notas: Monografia apresentada à Escola Nacional de Administração Pública em cumprimento parcial às exigências do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas no Setor Público, para obtenção do título de Especialista.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2673
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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