Título: A atualização da Administração Pública e suas implicações
Autor(es): Silva, Sebastião Medeiros da
Editor: Fundação Centro de Formação do Servidor Público (FUNCEP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Número padronizado: v. 43, n. 3 (1986)
Revista do Serviço Público, ano 43, v.114, n. 3, p. 29-31
Data: Mai-1986
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Modernização. Reforma Administrativa
Resumo: Vivemos um momento extremamente importante da história da Administração Pública brasileira. Pela primeira vez, neste País, tem início uma reforma administrativa sob a égide de um Governo democrático. Nos últimos 20 anos, o centralismo administrativo, aliado a um centralismo político jamais experimentado em nosso País, gerou Um tal quadro de disfunções que acabou levando a um modelo de ad ministração pública perigosamente distanciado da realidade nacional. Atendendo a compromissos assumidos com a Nação, o Governo da Nova República deu início a uma reforma administrativa caracterizada por objetivos que devem reverter completamente este quadro. Restauração da çidadania, democratização, descentralização e desconcentração, revitalização do serviço público e valorização de seu servidor, melhoria dos padrões de desempenho são os princípios norteadores desta reforma. Com a restauração da cidadania, teremos cidadãos providos de meios para a prática da exigência de seus direitos. Com a democratização para o exercício de suas funções. Finalmente, a melhoria dos padrões de desempenho tem como implicação significativa a alocação mais eficiente de recursos. Desta forma, os princípios que estão a guiar esta reforma, se observados,“- como certamente o serão,constituem-se num excelente referencial para a adoção de uma administração pública capaz de atender, com eficiênçia e eficácia, à dinâmica das demandas da sociedade brasileira da ação administrativa do Governo, teremos ampliada a garantia de incorporação das posições dos diversos segmentos da sociedade. A descentralização e a desconcentração da ação administrativa implicam no reestabelecimento do federalismo e do municipalismo. Em decorrência da revitalização do serviço público e valorização de seu servidor, teremos servidores motivados.
Palavras-chave: Administração pública;  Reforma admistrativa;  Organização;  Aparato legal;  Recursos humanos
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
Publicado na seção Ideias da RSP.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2623
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1981 a 1990
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1986 RSP ano.43 v.114 n.3 mar_abr p.29-31.pdf214.61 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.