Título: Entrevista: Cristóvam Buarque: a Reforma só é viável quando une os técnicos e os políticos
Autor(es): Fundação Centro de Formação do Servidor Público (Brasil)
Editor: Fundação Centro de Formação do Servidor Público (FUNCEP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/issue/view/105/showToc
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Entrevista
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, ano 43, v. 114, n. 3, p. 4-7
Número padronizado: v. 43, n. 1 (1986)
Data: Mai-1986
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Escola de Governo
Modernização. Reforma Administrativa
Resumo: O professor universitário, como o técnico, isoladamente, não é capaz de dar uma contribuição importante para a reforma da administração de um pais. Mas, juntos, interligados vários departamentos e havendo uma interação destes com a sociedade, essa contribuição é viável. Esta é a concepção do reitor Cristóvam Buarque, da Universidade de Brasília, onde se desenrola, no momento, um trabalho geral de mudanças, inclusive da própria Reitoria. Na entrevista que se segue, o reitor da UnB mostra, por exemplo, que o Plano Cruzado saiu da universidade brasileira como instituição, mas somente se viabilizou no casamento dos técnicos com os políticos. “ Só vontade política não resolve, como não funciona o planejamento sem o respaldo da política” , afirma o Reitor. Buarque anunciou também que está tentando formar, na UnB, um núcleo de estudos de administração pública e oferece sua Universidade para se converter na Escola Nacional de Administração Pública, que o Governo pretende criar: “Aqui já está tudo pronto. Por que criar uma nova estrura?"
Palavras-chave: UnB;  Universidade de Brasília;  reforma administrativa;  administração pública;  Nova República
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
Publicado na seção Entrevista da RSP.
URI: Idioma::Português:portuguese:pt
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1981 a 1990
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1986 RSP ano.43 v.114 n.3 mar_abr p.04-07.pdf270.91 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.