Título: A burocracia não resiste a uma sociedade bem organizada
Autor(es): Demo, Pedro
Editor: Fundação Centro de Formação do Servidor Público (Funcep)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público (RSP), ano 42, vol. 113, n. 1, 28-29 p.
Número padronizado: v. 42, n. 1 (1985)
Data: Nov-1985
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Resumo: Antes, desburocratizar significava principalmente o esforço do Estado voltado para si mesmo. Era o compromisso em recuperar sua própria dignidade, diante do cidadão impotente. Significava simplificar a vida das pessoas, reduzir papéis inúteis, abrir o caminho ao serviço público. Não se pode negar que tudo isto ocupou espaço importante na vida do país, até porque se teve a feliz ideia de colocar a tarefa num Ministério Extraordinário — porquanto um a burocracia ordinária não teria condições de demover a ordinariedade da burocracia. Hoje, desburocratizar adquire outra significação, adequada ao tempo da democracia. Descobrimos logo que o Estado não pode ser seu avalista, já que costuma enganar o cidadão. E muito limita d a a pretensão de o Estado desburocratizar-se a si mesmo. Sua dignidade não está propriamente nele, mas no cidadão organizado. Desburocratizar é muito mais um a conquista da sociedade, à medida que se organiza, do que boa vontade do Estado.
Palavras-chave: Reforma Administrativa;  Desburocratização;  Serviço Público
Observações/Notas: ISSN impresso: 00349240
ISSN eletrônico: 23578017
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2596
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1981 a 1990
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1985 RSP ano.42 v.113 n.1 nov_dez p.28-29.pdf112.85 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.