Título: Na abertura do Seminário Internacional: transição brasileira exaltada por Aluízio
Autor(es): Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/issue/archive
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, ano 43, v. 115, n. 6, p. 08-12
Número padronizado: v. 43, n. 6 (1987)
Data: Mai-1987
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Sistemas de Governo
Resumo: O primeiro dia do “ Seminário Internacional sobre Formas de Governo: Presidencialismo e Parlamentarismo”, realizado no Auditório Petrônio Portella do Congresso Nacional, o Ministro Aluízio Alves, na presença de uma audiência formada por parlamentares, professores, estudantes universitários, jornalistas, intelectuais e representantes dos vários setores da administração pública, exortou sobretudo os convidados internacionais do evento a analisarem o vigor da transição democrática brasileira. Uma transição pacífica, com uma Constituinte funcionando, “com a presença de todas as tendências ideológicas e doutrinárias”. Destacando as personalidades de Gilberto Amado e Teotônio Vilela, Aluízio fez um contraponto sobre o passado e o presente das lutas pela redemocratização do País, que tiveram em Tancredo Neves um último marco de avanço, continuado pela "fidelidade do Presidente Sarney aos compromissos da Aliança Democrática”. O ministro Aluízio Alves lembrou, sobretudo, que a Constituinte “precisa ser o grande salto para o Brasil chegar, através dela, ao grande compromisso nacional da Democracia”.
Palavras-chave: formas de governo;  presidencialismo;  parlamentarismo;  administração pública;  mudança política;  institucionalização
Público alvo: Gestores e servidores públicos, pesquisadores da área de gestão pública e sociedade em geral.
Observações/Notas: ISSN impresso: 00349240
ISSN eletrônico: 23578017
Publicada na seção Capa da RSP.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2433
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1981 a 1990
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987 RSP ano.43 v.115 n.6 mai-jun p.08-12.pdf273.49 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.